Nossos Vídeos

quinta-feira, 26 de março de 2015

Musculação para corredores auxilia na prevenção de lesões

O fortalecimento dos músculos age como protetor das articulações, tendões, ligamentos e cartilagens, os quais costumam se danificar sem o auxílio da musculação

Os benefícios para a saúde e estética do corpo que a atividade esportiva proporciona são comprovados há anos. A corrida, terceira atividade física mais realizada, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quando aliada a musculação pode trazer resultados positivos. Isso porque o fortalecimento dos músculos age como protetor das articulações, músculos, tendões, ligamento e cartilagem, os quais costumam se danificar sem o auxílio da musculação.

Muitos começam a praticar algum tipo de exercício físico iniciando pela caminhada, considerada a atividade física mais praticada entre as mulheres, com 43,98% de adeptas (53 mil pesquisadas em 2003, segundo a OMS). Depois disso, elas passam a correr. "Quando a corrida evolui, de maneira mais rápida e com maiores distâncias percorridas, pode ocorrer lesões pela falta da musculação", explica o Fisiologista do Esporte do HCor - Hospital do Coração, Diego Barros.

A corrida é bastante procurada para quem quer emagrecer ou até mesmo para o bem estar. Segundo o Fisiologista do Esporte do HCor, uma sugestão para os iniciantes é a corrida e musculação três vezes por semana (ambas entre 30 e 45 minutos). Já para os mais avançados o conselho é a corrida quatro vezes por semana (entre 45 e 60 minutos). Porém neste caso, a musculação varia entre as cargas e a intensidade da atividade.

De acordo com o especialista do HCor, além do fortalecimento do coração, porque aumenta a função cardiorrespiratória, a corrida ajuda a emagrecer, tonifica o corpo, melhora o humor e a qualidade do sono. Já a musculação, modalidade que mais ganhou adeptos nos últimos anos, serve para definir a musculatura, fortalecer a coluna, aumentar a força e contribui para a prevenção de lesões em atividades com bastante impacto.

Toda atividade física auxilia na redução de risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer de mama e de cólon, além de melhorar o humor e contribuir para afastar doenças como a depressão. "É importante procurar um profissional qualificado antes de iniciar qualquer tipo de esporte, assim ele orientará quanto ao melhor tipo de treino e intensidade para cada situação", finaliza Diego Barros, do HCor.

Sobre o Sport Check- up HCor:

O Sport Check-Up HCor é um programa de diagnóstico médico altamente especializado e focado na prevenção e na medicina do esporte. Tem como principal objetivo avaliar as condições gerais de saúde e aptidão física para prescrição e orientação personalizada de um programa de exercícios físicos. Indicado para atender aos mais variados perfis de pessoas: sedentários, esportistas iniciantes, atletas amadores e profissionais.

O Sport Check-Up oferece a possibilidade de realizar uma completa avaliação em curto espaço de tempo, o que facilita o dia-a-dia das pessoas que pretendam iniciar suas atividades físicas. O programa conta com a estrutura de ponta do HCor Diagnóstico, e reúne os mais experientes especialistas do país em cardiologia, nutrição, ortopedia e medicina do esporte.

Tendo em mãos uma avaliação completa e fiel das condições físicas do esportista ou do atleta, o técnico (treinador, médico do esporte, nutricionista, fisioterapeuta, etc.) pode contar com uma ferramenta de trabalho fundamental para ajudá-lo a melhorar o seu desempenho com segurança.