ASSISTA OS NOSSOS PROGRAMAS

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Nutricionistas do HC fazem ‘mutirão’ contra obesidade infantil em escola estadual



Uma das ações do programa Meu Pratinho Saudável na próxima terça-feira, dia 23, será mostrar as quantidades de açúcar, sal e gordura que as crianças ingerem no dia-a-dia

Nutricionistas do programa Meu Pratinho Saudável, parceria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde, e apoio do Instituto Givaudan, darão plantão na Escola Estadual Deputado Augusto do Amaral na terça-feira, 23 de setembro, a partir das 13h, e irão promover uma série de atividades para alertar alunos entre 11 e 13 anos de idade sobre os riscos de uma alimentação inadequada.

Uma das ações será mostrar às crianças e adolescentes o quanto de açúcar, sal e gordura têm nos alimentos que eles costumam comer no dia-a-dia.

O objetivo será chamar a atenção para os malefícios que o consumo exagerado de alguns tipos de alimentos industrializados, como biscoitos recheados, macarrão instantâneo, sanduíches de fast-food, brigadeiros, refrigerantes, sucos em pó, bolos, coxinha, pão de queijo e pipoca de microondas, podem fazer à saúde.

Além de mostrar os alimentos, a equipe do Meu Pratinho Saudável levará sacos transparentes com zip contendo sal, açúcar e gel de cabelo (para imitar a gordura). As nutricionistas irão mostrar o equivalente da quantidade desses nutrientes referentes um mês e a um ano do consumo diário dos alimentos.

Haverá também jogos e brincadeiras, por meio dos quais os alunos deverão adivinhar sobre qual alimento as nutricionistas estão falando através de dicas referente à sua composição nutricional e benefícios para saúde.

Além disso, os profissionais mostrarão alimentos representados em resina e imagens ilustrativas para que as crianças os classifiquem em respectivos grupos alimentares e formem algumas sugestões de pratos saudáveis para o café da manhã e almoço.

Ao final da ação, todas as crianças ganharão uma fruta.

“A obesidade infantil é um problema grave que pode acarretar doenças como hipertensão e diabetes tanto na infância quanto na fase adulta. Por isso, é tão importante introduzirmos alimentos saudáveis nas refeições das crianças e adolescentes para que tal atitude se torne um hábito de vida”, diz Elisabete Almeida, coordenadora do programa.

“O trabalho de conscientização para uma vida mais saudável também é papel da Educação. Em pouco tempo, crianças e adolescentes incorporam os novos hábitos e levaram para a casa as dicas que receberam na escola”, diz a diretora da escola estadual, Rosane Molina Carvalho.

A Escola Estadual Deputado Augusto do Amaral está localizada na Rua Eulo Maroni, 244, Jaguaré, São Paulo capital.



Meu Pratinho Saudável



O programa Meu Pratinho Saudável tem como objetivo combater o excesso de peso na população infantil e facilitar o entendimento do que é uma alimentação saudável. Sua metodologia ensina: metade do prato da criança nas refeições principais deve ser preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos) e a outra metade, dividida em 1/4 de alimento rico em proteínas e 1/4 de alimento rico em carboidratos. O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal: fruta, verdura ou legume.