Nossos Vídeos

domingo, 27 de janeiro de 2013

FEDEX INVESTE NO TREINAMENTO EMPRESARIAL PARA EMPREENDEDORAS BRASILEIRAS


Investimentos na educação e treinamento empresarial das mulheres podem impulsionar as economias da América Latina e Caribe

Por Juan N. Cento, presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express
Investir no desenvolvimento educacional de segmentos da população latino-americana que nem sempre são tão bem atendidos – especialmente o das mulheres – não é só uma decisão empresarial estratégica, mas também uma forma de alimentar o motor econômico da região. Segundo relatório da Goldman Sachs, a igualdade entre os gêneros pode ajudar a reduzir a pobreza em países com populações jovens, aumentar o crescimento econômico e elevar o padrão de vida nacional1.

Esse e outros estudos similares mostram que as mulheres têm uma influência enorme na saúde econômica de suas comunidades. Quando devidamente treinadas, podem se destacar na força de trabalho e contribuir positivamente para o desenvolvimento econômico de seu país. Isso é especialmente importante nos países em desenvolvimento da América Latina, onde muitas famílias carentes dependem da renda da mãe para sobreviver.
Dados de uma pesquisa empresarial do Banco Mundial (World Bank Enterprise Survey Data) apontam que 35% das pequenas e médias empresas da América Latina pertencem a mulheres2 que precisam ter mais acesso às ferramentas necessárias para seu sucesso no mercado de trabalho local e global.

A FedEx Express abraçou essa causa e elegeu, como uma de suas prioridades, a realização de treinamentos e o incentivo aos investimentos privados para fortalecer o poder feminino nas comunidades. Por meio de um estudo encomendado sobre as mulheres empreendedoras e as executivas latino-americanas, a FedEx Express reafirmou a necessidade de treinamentos, para as mulheres com negócios próprios, que fossem voltados ao mundo real e o apoio da iniciativa privada. Além disso, lançou em maio passado, uma aliança com a Vital Voices, a principal organização não governamental internacional voltada ao treinamento e mentoria de lideranças femininas emergentes.

Através de workshops, sessões de mentoria e seminários realizados nos últimos sete meses, conseguimos atingir mais de 330 mulheres que sentem falta de treinamento e habilidades específicas para terem sucesso com suas pequenas empresas, em países como Guatemala, Nicarágua, Argentina e México. Continuaremos expandindo nossa aliança com a Vital Voices para que mais mulheres em toda a região sejam beneficiadas e para levar mais treinamentos e programas de apoio às empresárias no Brasil e em outros países.

Com um novo ano começando, gostaria de incentivar outras empresas privadas a assumirem compromissos similares com o crescimento educacional e o desenvolvimento das mulheres latino-americanas. As mulheres, suas famílias, nossas empresas e nossas comunidades sentirão os benefícios.

###
Como presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, Juan N. Cento gerencia uma organização com mais de 17.000 funcionários, em mais de 50 países e territórios. Em seus 22 anos de FedEx, Cento expandiu a presença da companhia na América Latina e ajudou a FedEx Express a tornar-se um pilar de crescimento na região e a conectar a América Latina ao mundo.

Fontes:
¹ “Global Economics Paper No: 164;” Goldman Sachs; 4 de março de 2008
² “A Business to Call Her Own: Identifying, Analyzing and Overcoming Constraints to Women’s Small Businesses in Latin America and the Caribbean,” Fundo Multilateral de Investimentos; Abril de 2010; Jennifer Powers e Barbara Magnoni

Sobre a FedEx Express
A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e horário definido, com garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp.
A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 43 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das mais admiradas e confiáveis empregadoras do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários a permanecerem “absoluta e positivamente” focados na segurança, no mais alto padrão ético e de profissionalismo e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações, visite news.fedex.com.