Nossos Vídeos

domingo, 6 de fevereiro de 2011

São Leopoldo Mandic alerta para elevado número de casos de câncer de boca

Laboratório de Patologia da Faculdade de Odontologia diagnosticou 72 casos da doença no ano passado e incentiva a população a fazer a detecção precoce

Para marcar o Dia Mundial Contra o Câncer, comemorado em 04/2, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic faz um alerta à população sobre o elevado número de casos de câncer bucal. Somente em 2010, o Laboratório de Patologia da São Leopoldo Mandic diagnosticou 72 casos da doença, mas o número pode ser bem maior, já que muitas pessoas não visitam regularmente o dentista.
Preocupada em identificar e tratar o problema o quanto antes, a Faculdade São Leopoldo Mandic incentiva a realização do autoexame, fundamental para a detecção precoce e que deve ser feito regularmente. Diante do espelho, em local bem iluminado, observe lábios, língua (principalmente as bordas) assoalho (região embaixo da língua) gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e amígdalas. Mudança de cor, áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras, pontes móveis), feridas que não cicatrizam em uma semana, dentes fraturados ou amolecidos, caroços ou endurecimento devem ser observados por um profissional da área da Odontologia.

A preocupação da São Leopoldo Mandic explica-se pelo fato de que o câncer de boca já ocupa o 7° lugar no Brasil em número de casos diagnosticados. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No mundo ocorrem cerca de 210 mil novos casos por ano, sendo que a incidência em homens é 2,5 vezes maior do que nas mulheres. Este ano, o Brasil deve registrar mais de 14 mil novos casos de câncer de boca. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, segundo dados do INCA de 2007, 6.064 pessoas morreram da doença no País, sendo 4.814 homens e 1.250 mulheres.



Dentistas da São Leopoldo Mandic avaliam casos de queilite actínica
 Alta mortalidade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mortalidade por câncer de boca corresponde a menos de 30% dos casos novos, o que significa um prognóstico razoável para quem combate a doença ao sinal dos primeiros sintomas. A sobrevida média estimada em cinco anos é de cerca de 60% nos países desenvolvidos, e 40% naqueles em desenvolvimento. A média mundial estimada é de 46%.
Para auxiliar no diagnóstico precoce da doença, o Laboratório de Patologia da São Leopoldo Mandic - unidade Campinas -oferece o serviço gratuitamente para todos os pacientes atendidos nas clínicas de sua Faculdade de Odontologia, como para instituições públicas, como o Hospital Municipal Mário Gatti e o Instituto Corsini, de Campinas, Prefeituras Municipais de Hortolândia, Cosmópolis, Sumaré, Louveira e Itatiba, no interior de São Paulo, além de Palmas (TO) e Manaus (AM).

Homens x Mulheres
A incidência dos casos de câncer de boca são maiores nos homens, pois entre os principais fatores de risco, além da exposição excessiva ao sol, estão o consumo de álcool e o tabagismo, hábitos mais comuns em indivíduos do sexo masculino.

Além disso, o cuidado das mulheres com a beleza pode ser apontado como um fator favorável na prevenção de doenças que predispõe o câncer labial, como a queilite actínica. "Os batons em geral, até mesmo os que não possuem fator de proteção solar, formam uma barreira que dificulta a absorção dos raios solares e previne o aparecimento da queilite", explica a professora doutora Flávia Flório, coordenadora do curso de graduação da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

Dia Mundial Contra o Câncer
O Dia Mundial do Câncer foi instituído em 2005 pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC). A data tem como objetivo chamar a atenção do mundo sobre o crescimento dos casos de câncer no planeta. Todo ano, mais de 12,7 milhões são diagnosticadas com câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença. No Brasil, são esperados quase 500 mil novos casos neste ano.

Uma projeção da UICC aponta que se não forem tomadas medidas de longo e largo alcance, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030.

* Vera Longuini