Nossos Vídeos

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Petrobras patrocina prêmio que incentiva produção cultural indígena

O Prêmio Culturas Indígenas, realização conjunta da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), organizações indígenas e com patrocínio da Petrobras, chega a sua terceira edição com novo formato. Em 2010, o objetivo é selecionar, entre as inscrições habilitadas em 2007, os 92 trabalhos que serão premiados com R$ 20 mil cada um.

Desde a primeira edição, realizada em 2006, o prêmio cadastrou 1.150 ações de fortalecimento das culturas indígenas em todo o Brasil. Do total de inscritos, foram premiadas 184. “Muitas das iniciativas inscritas em 2007 foram habilitadas como práticas de fortalecimento cultural mesmo não recebendo o prêmio. E será justamente entre essas práticas que faremos a seleção, premiando o esforço das comunidades e organizações que enviaram suas inscrições”, explicou o coordenador Mauricio Fonseca.

Outra novidade da atual edição será a criação de um portal de informações interativo sobre culturas indígenas que será lançado simultaneamente à premiação, marcada para o final do ano. A idéia é que o portal, alimentado pelo banco de dados do prêmio, seja também um canal de divulgação das culturas indígenas.

Por meio do site, serão disponibilizadas para a rede de comunidades e organizações indígenas, entre outros segmentos, informações e ferramentas que estimulem a troca de experiências, ofereçam subsídios para elaboração de políticas públicas e que ampliem o mapeamento e a divulgação dessas expressões culturais. O objetivo deste portal é de fortalecer a rede das culturas indígenas.

Ação inédita do MinC para incentivar a produção cultural indígena, o prêmio busca destacar as ações, projetos e iniciativas, desenvolvidos coletivamente nas comunidades indígenas do Brasil e compartilhá-los com a sociedade civil. Para conhecer mais sobre as iniciativas habilitadas e premiadas nas edições anteriores é possível consultar os catálogos ilustrativos 2006 e 2007 que trazem um perfil dessas práticas.

Homenagem – A cada edição, o Prêmio Culturas Indígenas homenageia um líder indígena reconhecido pela luta em favor dos direitos dos povos indígenas. Esta edição relembra o líder guarani Marçal Tupã-Y, assassinado em 25 de novembro de 1983 em função de seu papel na luta pela demarcação das terras indígenas. Também já foram homenageados o líder kaingang Angelo Cretã e o cacique Xicão Xucuru, respectivamente em 2006 e 2007.

As inscrições para o Prêmio Culturas Indígenas terminam no dia 15 de outubro. Mais informações pelo telefone (11) 3868-3760 ou pelo e-mail premioculturasindigenas@gmail.com.