Nossos Vídeos

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Feira do Meio Ambiente promove consciência ambiental e social em Barretos

Com o objetivo de promover a consciência ambiental, evento terá programação diversificada. A iniciativa e ideia da Feira é da Associação Cultural e Turística Vivart em parceria com o Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos UNIFEB, Os Independentes, ACIB e Secretaria Municipal do Meio Ambiente

De 10 a 12 de junho a população barretense e da região poderá conhecer um pouco mais sobre diversas questões ambientais na 1a Feira do Meio Ambiente, que será realizada no Rancho do Peãozinho, no Parque do Peão.

Serão três dias com oficinas sobre materiais recicláveis, orientações sobre consumo inteligente de água, construções sustentáveis e como gerar renda com lixo. Além de uma feira de cacarecos, que será o destaque do evento. “A Feira funcionará como barganha, a criança trocará um brinquedo que não usa por um outro. E os recicláveis que trouxerem, usarão nas oficinas", disse a Engª Marony Martins Dutra, professora da Engenharia Civil do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).

Segundo a presidente da Vivart, Renata de Freitas Teixeira, o foco principal do evento é sensibilizar a todos para uma vida ecologicamente correta.

Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Pró-Reitora de Graduação do UNIFEB, Profa. Dra. Luiza Maria Pierini, o evento é muito importante para contribuir com a conscientização da população. "O UNIFEB apoia a iniciativa, pois a Feira do Meio Ambiente é um ponto de partida para que as pessoas tenham conhecimento dos problemas ambientais e comecem, com pequenas atitudes, a contribuir para um planeta melhor."

São esperadas mais de 2 mil crianças das escolas públicas e particulares de Barretos e região, alunos da UNIFEB, SENAC e outras instituições de ensino. “As crianças são nosso foco principal mas a Feira será aberta a todo público”, afirma Marcos Murta, presidente de Os Independentes.

Programação – Durante o evento, diversas atividades culturais como exposições de artes do CEMART e do Artista plástico Renato Amisy, dança e música serão apresentadas. Também está confirmada na programação do evento a apresentação do projeto Criança Ecológica, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Incentivo - Para facilitar o acesso ao local e incentivar a participação, principalmente das crianças, A ACIB e a secretaria da Educação disponibilizará ônibus gratuitos. Pelo menos10 ônibus serão disponibilizados para levar as crianças até o parque nos três dias de Feira do Meio Ambiente. Os ônibus devem sair das escolas que participarão do evento. Além disso, a ACIB também sorteará três bicicletas durante os três dias do evento e 30 canecas da feira confeccionadas pelo Foto King.

Lixo eletrônico - Outra ação que será realizada é a coleta de lixo eletrônico. Quem tiver pilhas usadas, baterias, celulares, computadores, pode procurar o CCBEU de Barretos ou levar durante a Feira no Parque do Peão

Arrastão - No dia 05 de junho será realizado um arrastão no Bairro Barone para arrecadar Cacarecos e recicláveis. O arrastão será realizado com o apoio do Tiro de Guerra. Todo o material recolhido será usado na Feira.