Nossos Vídeos

quarta-feira, 10 de março de 2010

PUC-SP oferece curso "A Imagem Corporal na Contemporaneidade"

Objetivo do curso é discutir os principais conceitos de imagem corporal e aprofundar sua utilização como instrumento de comunicação em diversas áreas de atuação profissional


Tratamentos cosméticos, auto-estima, cirurgias plásticas, dificuldades de comunicação, tatuagens, distúrbios alimentares, dor, excesso de exercícios, estresse e sintomas psicossomáticos: todos esses temas atuais são parte do programa do curso de extensão "A Imagem Corporal na Contemporaneidade", promovido pelo Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar do Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP.
A imagem corporal é a representação mental que temos de nosso esquema corporal. Por corresponder a um conjunto funcional que permite que o indivíduo se diferencie do outro, favorecendo o seu desenvolvimento, organiza-se como núcleo importante na constituição da personalidade. A forma como estruturamos essa imagem, de maneira consciente ou inconsciente, é de vital significado na manutenção da saúde, no desenvolvimento da motricidade, na constituição da auto-estima e nos relacionamentos afetivos, sociais e profissionais.
O objetivo desse curso teórico-prático é discutir os principais conceitos de imagem corporal e aprofundar sua utilização como instrumento de comunicação em diversas áreas de atuação profissional, favorecendo a conscientização das maneiras pelas quais cada um se relaciona com o seu próprio corpo.
A metodologia envolve aulas teóricas, com leitura de textos, apresentação de filmes e debates, além de aulas práticas, com o objetivo de estimular a sensopercepção e o autoconhecimento.
O programa aborda a evolução do conceito de corpo na Psicologia, passando pelo ego corporal em Freud e pela sincronicidade dos processos mentais e corporais em Jung. No trabalho corporal, como auxiliares na reconstrução da auto-imagem, serão utilizadas técnicas de eutonia e a imagética do Dr. Epstein.
Dirigido a estudantes e profissionais de Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação, Educação Física, Psicopedagogia, Comunicação e Artes e interessados no assunto, o curso tem início em 24 de Março e aulas sempre as quartas-feiras, das 14 às 16 horas, na Unidade Cogeae Consolação, que fica na Rua Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br