Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

Governo do Estado de São Paulo recebe prêmio pelo Programa Vila Dignidade

Programa da CDHU recebeu o "Selo de Mérito" da ABC, durante o 57º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Belo Horizonte

O Governo do Estado do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), recebeu na última quinta-feira, 11 de março, o "Selo de Mérito" da Associação Brasileira de Cohabs (ABC) pelo Programa Vila Dignidade. O prêmio, que está em sua 12ª edição, reconhece a contribuição de pessoas e entidades no aperfeiçoamento, melhoria e qualidade das habitações de interesse social no país. O Vila Dignidade, que teve seu primeiro condomínio entregue no mês passado em Avaré, foi criado pela CDHU para garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda.

O programa prevê a construção de condomínios com até 24 casas projetadas segundo conceito do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. "A habitação de interesse social tem que ser um exemplo de acessibilidade. A importância desse prêmio é incentivar os construtores e mostrar que é possível aliar o conceito de acessibilidade ao de moradias populares", disse Lair Krähenbühl, secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU.
As casas do Programa Vila Dignidade têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar, e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.

Recursos de acessibilidade também foram instalados nas áreas comuns dos condomínios para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores. Os conjuntos têm projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contam, ainda, com salão para atividades diversas, como festas, reuniões, cursos, dentre outras.

Além de Avaré, a CDHU já assinou contrato com empresas para construção de condomínios em Itapeva, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O programa será implantado também em Araraquara, Bauru, Caraguatatuba, Cotia, Cubatão, Itapetininga, Jaú, Jundiaí, Ituverava, Limeira, Marília, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Santos, São José dos Campos e Tupã.

O Programa Vila Dignidade foi o terceiro projeto do Governo do Estado a ser premiado pela ABC nos últimos dois anos. Na edição anterior, os programas "Cidade Legal", de regularização fundiária, e "São Paulo de Cara Nova", que revitaliza fachadas de moradias, também receberam o "Selo de Mérito".

Conheça o Projeto: