Nossos Vídeos

quinta-feira, 25 de março de 2010

Governo defende importância da floresta em pé durante Fórum de Sustentabilidade

Começa nesta sexta-feira (26), em Manaus, o Fórum Internacional de Sustentabilidade. O encontro trará ao Amazonas, pela primeira vez, o vice-presidente norte-americano e prêmio Nobel da Paz, Al Gore, e o diretor de cinema James Cameron, além de especialistas em meio ambiente e lideranças empresariais, executivas e políticas do país.

Anfitrião do evento, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, ressalta que durante os debates reforçará a importância da preservação da floresta em pé, posição defendida também em encontro promovido pelo BID, em Cancun, na última semana. “Como um porta-voz da Amazônia, tenho que falar sobre o que o povo me ensinou”.

Braga lembrou que a questão do desmatamento na Amazônia ultrapassa aspectos culturais. “O desmatamento acontece não por falta de conhecimento, e sim por necessidade de sobrevivência. Se valorizarmos a floresta em pé e os mecanismos que representam avanços econômicos ambientais a floresta vai sobreviver”. Ele destaca ainda a importância da implantação de programas como o Bolsa Floresta – auxílio financeiro criado em seu governo para recompensar as populações tradicionais e indígenas do Estado pelo seu papel na conservação das florestas, rios, lagos e igarapés. “Trata-se do único instrumento disponível no Brasil e no mundo para fazer com que os recursos destinados à floresta cheguem a ela”.

Sobre a vinda do diretor James Cameron e demais personalidades presentes ao Fórum, o governador diz que a intenção é mostrar aos visitantes a nossa realidade. “O Avatar é recorde na indústria de produção. Queremos convencê-lo a fazer a continuação do filme aqui, atraindo emprego e renda ao Amazonas e beneficiando a população que vive neste cenário dado por Deus”.

Compromisso - Organizado pela iniciativa privada, o Fórum deve reunir aproximadamente 300 dos principais empresários, executivos e lideranças políticas do Brasil. Os dois dias de seminário terão como objetivo difundir práticas e mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, assim como demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e o mundo. Os organizadores do encontro desejam criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Serviço: Fórum Internacional de Sustentabilidade
Data: 26 e 27 de março
Horário: de 9h às 19h (veja programação)
Local: Hotel Tropical Manaus (Coronel Teixeira, 1320 - Ponta Negra)