Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

Álcool na gravidez é tema de dois encontros em São Paulo

Jornada do Instituto de Psiquiatria da USP e Congresso Paulista de Pediatria discutem os efeitos da ingestão de álcool na gravidez

O índice de alcoolismo feminino vem crescendo no Brasil de maneira alarmante, e a preocupação maior das autoridades de saúde é o abuso de bebidas alcoólicas durante a gravidez. Este tema será discutido em São Paulo em dois grandes encontros, onde o pediatra especializado no assunto, Herman Grinfeld, irá esclarecer sobre os efeitos do consumo nocivo do álcool por gestantes.

Dia 20 de março, o Dr. Grinfeld faz palestra na II Jornada da Mulher Dependente Química, organizada pelo Instituto de Psiquiatria da USP. Já no dia 28 de março, participa do 12º Congresso Paulista de Pediatria, com a palestra "Abuso de Bebidas Alcoólicas na Gravidez".
Nas duas conferencias, Dr. Grinfeld levantará a discussão sobre os efeitos do abuso de bebidas alcoólicas durante a gravidez que levam à Sindrome Alcoólica Fetal (SAF), uma das doenças que apresentam compromentimento neuro-psiquiátrico. Outro fator importante que será discutido é o desconhecimento da quantidade exata de doses, que ingerida durante a gestação, pode causar danos ao feto. Evidencias recentes sugerem que mesmo uma dose por semana pode estar associada com a possibilidade significativa de dificuldades mentais.
As discussões sobre este assunto tão importante buscarão levantar dados de avaliação criteriosa da SAF, que permita que as crianças identificadas, em tempo, com a doença possam receber cuidados médicos adequados, serem encaminhadas para tratamentos específicos e intervenções eficazes no plano educacional.
Estudos, em linha de pesquisa, sobre o alcoolismo feminino são recentes. O que se sabe é que as mulheres têm maior biodisponibilidade ao álcool do que os homens, isto é, quando consomem quantidades idênticas, as concentrações do etanol no público feminino são maiores do que no masculino.
O Brasil tem hoje um índice anual de natalidade de 3 milhões. Estima-se que a cada ano possam surgir de 3 a 9 mil novos casos de Sindrome Alcoólica Fetal.

Sobre Dr. Hermann Grinfeld
Especialista em Pediatria pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria; Neonatologia pelo Conselho Regional de Medicina. Especialista em Perinatologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.

Secretário do Grupo de Trabalho "Álcool e Gravidez" da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria. Pediatra do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e da Secretaria de Saúde do Município de Barueri.
Mestre em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein; Doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Autor do livro "Pais, Mães e Cia", Editora Yume, 2002.

Formado pela Faculdade de Medicina de Sorocaba, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com residência em Pediatria, Dr. Hermann Grinfeld especializou-se no exterior como bolsista do British Council no Maternity Hospital do Queen Elizabeth Medical Centre de Birmingham, Inglaterra; Fellow da UTI Neonatal do Children´s Hospital de San Francisco, Estados Unidos; estagiário do Berçário de Cuidados Intensivos do Presbiterian Hospital da Columbia University de Nova York. Ex-pesquisador do Laboratório de Neuroanatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Grinfeld é colaborador de livros voltados à pediatria entre eles: "Pediatria Básica", do Prof. Eduardo Marcondes; "Temas de Pediatria", do Prof. Jayme Murahovich, "Perinatologia Prática", da Prof. Conceição Aparecida de Mattos Segre, "Álcool e suas conseqüências", do Prof. Arthur Guerra de Andrade.
http://www.grinfeld.com.br/

Serviço:
II Jornada da Mulher Dependente Química
Palestra: "Efeitos do consumo nocivo de álcool por gestantes"
Pediatra convidado: Dr. Hermann Grinfeld
Dia: 20 de março Local: Anfiteatro do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP
Rua Doutor Ovídeo Pires de Campos, 785

12º Congresso Paulista de Pediatria - de 27 a 30 de março
Palestra: "Abuso de Bebidas Alcoólicas na Gravidez"
Pediatra convidado: Dr. Hermann Grinfeld
Domingo, dia: 28 de março das 11h30 às 12h15
Local: Transamérica Expo Center
Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro
Promotor: SPSP - Sociedade de Pediatria de São Paulo