Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Programaçao do Festival de Curitiba 2010

Mostra 2010 traz um panorama do teatro contemporâneo brasileiro


19ª edição do Festival de Curitiba traz ao público uma vitrine de todas as tendências e linguagens cênicas

Público da Mostra pode percorrer desde clássicos consagrados até sete estreias nacionais e uma montagem internacional aplaudida pela crítica

Levar ao público uma grande vitrine das artes cênicas brasileiras com qualidade, criatividade e inovação - esta é a proposta da Mostra 2010 do Festival de Curitiba. São 27 espetáculos de várias regiões do país e um estrangeiro que serão apresentados em oito palcos da cidade. Nesta edição, traz 7 espetáculos de estréia nacional, uma peça canadense que estréia no Brasil e outros textos já consagrados nos palcos brasileiros.

A seleção foi feita pela curadoria do Festival, formada por um time de profissionais da área: Lúcia Camargo, Celso Curi e Tânia Brandão.

A Mostra, que aconteceu pela primeira vez no ano de 1992, cumpre a importante função de projetar a diversidade e profundidade das produções teatrais nacionais. Abrange as mais variadas vertentes: clássicos, dramaturgia contemporânea e também abre espaço para novas diretrizes na maneira de encenar e para outras linguagens como música e dança.
Confira o que a Mostra vai apresentar nesta edição do festival:

Dança

A São Paulo Companhia de Dança, um dos mais renomados grupos de dança do Brasil, traz aos palcos curitibanos um espetáculo que encanta pelo vigor e técnica. São duas coreografias: Theme and Variations, clássico do russo George Balanchine e Os Duplos, uma nova e exclusiva criação de Maurício de Oliveira para a companhia.

Circo

Seguindo a linha do chamado novo circo, o Grupo Tholl, apresenta Exotique, um espetáculo vibrante, onde a alegria do picadeiro ganha força num sofisticado show.

Musicais

Os musicais vão marcar esta edição da Mostra. O concerto teatral Versão Brasileira é uma retrospectiva da bem sucedida carreira da dupla Charles Moeller e Cláudio Botelho, num tom de bate-papo informal. Famosos pela qualidade dos espetáculos que já montaram no país, entre eles, versões em português de Les Miserables e A Noviça Rebelde. Teatro de revista com números musicais e esquetes cômicos, o espetáculo Oui, Oui... A França é Aqui - A Revista do Ano mostra a influência francesa no Rio de Janeiro no início do século XX. O roteiro musical vai dos salões aos cortiços e morros cariocas. A Farsa da Boa Preguiça promete risadas com um gosto bem brasileiro. Com um texto rimado e cheio de humor, a peça narra a história de Joaquim Simão, poeta de cordel, pobre e "preguiçoso", que só pensa em dormir. É o Nordeste do dramaturgo Ariano Suassuna.

Comédias e comédias dramáticas

Entretenimento e diversão com qualidade, é o que a Mostra reserva no gênero comédia. Caderno de Memórias é uma história sobre a dificuldade de um homem e uma mulher se entregarem ao amor, com a ação transcorrendo em apenas três dias. Dira Paes é a mulher apaixonada.

No rol das comédias dramáticas, Música para Ninar Dinossauros é o check-up de uma geração aparentemente libertária, tema recorrente na obra de Mário Bortolotto. O espetáculo marca a volta do dramaturgo ao trabalho, depois de haver se recuperado dos tiros que levou num assalto em São Paulo, incidente que quase o levou à morte.

Em O Papa e a Bruxa O texto ácido e engraçado do dramaturgo italiano Dario Fo mistura temas tabu na Igreja Católica, encarando com humor assuntos polêmicos, como a liberalização das drogas, o celibato e o aborto.

Pela primeira vez sem a direção de Gerald Thomas, a Cia Ópera Seca apresenta a Farsa Burlesca Travesties, um texto de Tom Stoppard. A comédia foi escrita em 1970 e que se passa durante a Revolução Russa, na cidade suíça de Zurique, revelando o papel do artista nesta situação limítrofe.

Outra crítica mordaz, desta vez à indústria cinematográfica é Produto. O texto de Mark Ravenhill, um dos expoentes da ecstasy generation do teatro contemporâneo inglês, satiriza as produções de cinema que visam unicamente o lucro a qualquer preço. Também com o cinema como temática, Rebu é uma peça de época com ares cinematográficos num tom de tragicomédia. A obra faz alusão a um set de filmagem e a trama se passa no fim do século XIX.

Entre as comédias também está Dulcinea's Lament, peça canadense, inspirada pela personagem Dulcinea del Toboso, a eterna musa de Don Quixote, uma viagem multimídia através das emoções humanas. O espetáculo que já correu o mundo fazendo sucesso, impressiona pela cenografia criativa e o e o grupo de atores/dançarinos.

Uma pitada de humor negro, numa mistura de riso e dor, esta é a receita de Dona Otília e outras Histórias da dramaturga e contista gaúcha Vera Karam, falecida em 2003. O diretor Gilberto Gawronski constrói um espetáculo que flerta com o teatro do absurdo, o melodrama e a comédia mais pura.

A força, a inventividade e a linguagem do poeta curitibano Paulo Leminski estão na peça Vida. Não se trata de uma adaptação, mas sim de uma compilação criativa do espírito da sua obra. Esta comédia dramática é uma reflexão contemporânea sobre a existência humana.

Em Till, a saga de um herói torto, o Grupo Galpão transporta espectador à Alemanha da Idade Média. No enredo uma aposta entre o Demônio e Deus resulta no nascimento de Till, um anti-herói ao estilo Macunaíma.

Dramas

No gênero drama, A Loba de Ray-Ban é a versão feminina da peça O Lobo de Ray-Ban. A história de um triângulo amoroso que vive situações convencionais e de bissexualidade. A protagonista é Christiane Torloni.

As Meninas é uma adaptação para o teatro da obra de Lygia Fagundes Telles. Na São Paulo no final dos anos 60, auge da ditadura militar, três jovens universitárias convivem num pensionato de freiras relativamente liberais e progressistas. O texto para teatro é de Maria Adelayde Amaral.

Outra adaptação da literatura brasileira é o drama Memória da Cana. Baseada na obra de Nelson Rodrigues, Album de Família ganha ares dos engenhos e canaviais do Nordeste brasileiro, retratando também a família patriarcal brasileira. O local de apresentação em Curitiba é inusitado: o estádio de futebol Arena da Baixada.

As letras transpostas para o palco também são destaque em Um Navio no Espaço ou Ana Cristina César. Este drama é construído com trechos extraídos de poemas, prosa, cartas e diários da escritora. O espetáculo traz à tona sua busca, as angústias e o processo febril de criação da poetisa, que escreveu o primeiro poema aos quatro anos de idade e tirou a própria vida aos 31.

Outro drama nos palcos é Formas Breves, que também celebra a literatura e a volta da diretora Bia Lessa (sem encenar há cinco anos). A peça foi criada a partir de fragmentos de livros de grandes nomes da literatura mundial, e o ponto de partida foi a obra homônima do escritor argentino Ricardo Piglia. Uma curiosidade: elenco é composto por indivíduos de diferentes origens e profissões e não por atores profissionais.

Já no drama Escuro, a cegueira, desorganização da fala ou perda da capacidade auditiva unem quatro universos imaginários. Na história, indivíduos com limitações interagem num evento esportivo de um clube - uma reflexão sobre os caminhos alternativos das relações interpessoais.

Nosso Estranho Amor é livremente inspirado nas novelas de Samuel Beckett. É uma leitura metafórica dos textos originais em que a situação de morador de rua do protagonista se evidencia com a falta do amor em sua vida. A metalinguagem também está presente na Mostra, em O Ruído Branco da Palavra Noite, que utiliza correspondências entre artistas que participaram do período de formação do Teatro de Arte de Moscou e trechos de peças encenadas pelo pela companhia naquele período. O drama In On It é permeado por uma sensação de mistério. A narrativa se desenrola em espiral. Esta é a proposta: o público é convidado a compor a história que quiser ou puder.
Clássico

E não poderia faltar uma obra clássica. Macbeth é uma das mais curtas e contundentes tragédias de Shakespeare. Nobres, militares e feiticeiras movidos pela ambição. Nos papéis principais, os atores Renata Sorrah e Daniel Dantas.

Monólogos

Personagens que dialogam consigo mesmos e com o público. No Monólogo Ghetto, o personagem principal vive as horas que antecedem o aniquilamento no gueto de Varsóvia. Um ator narra e vive este momento cruel e extremamente impactante do Holocausto. Em Simplesmente eu, Clarice Lispector, também espetáculo solo, a atriz Beth Goularth dá vida aos sentimentos e reflexões desta grande escritora.

Sinopses dos espetáculos da Mostra 2010

Clicando aqui você confere as sinopses e fichas técnicas dos 27 espetáculos selecionados para o Festival de Curitiba 2010.

Fringe 2010

Nesse ano, 374 espetáculos de todas as regiões do país farão com que Curitiba, durante os 13 dias de Festival, seja o maior palco das artes cênicas brasileiras. Fringe, que em inglês significa borda ou margem, no Festival de Curitiba já é um evento aguardado pelo público que se interessa por assistir a esses espetáculos que de outra maneira dificilmente seriam apresentados na cidade. Para mais informações sobre o Fringe, clique aqui
Eventos

O Festival de Curitiba conta com uma série de outros eventos ligados à arte e à cultura. Para mais informações sobre os eventos, clique aqui;

Ingressos

Para mais informações sobre aquisições de ingressos, clique aqui;

Histórico

Um texto com informações sobre a trajetória do Festival de Curitiba. Confira aqui;

Fotos

Informações para download de fotos de divulgação do Festival de Curitiba 2010, clique aqui;

Grade Mostra 2010

A grade da Mostra 2010 você confere aqui.

festivaldecuritiba@pg1com.com

(55 41) 3018 3377

http://www.pg1com.com/