Nossos Vídeos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

FRATURAS QUE NÃO APARECEM NO RX

Dores contínuas após incidentes como quedas e batidas podem ser sintomas de uma fratura que não apareceu no exame radiológico
Dor persistente após uma queda, batida ou torção pode ser sintoma de uma fratura incompleta, um tipo de fratura que muitas vezes não aparece inicialmente nos exames de radiografia. Isso porque nesses casos o osso não desvia da posição, mas apenas sofre uma fissura. O ortopedista Miguel Akkari, chefe do grupo de ortopedia e traumatologia pediátrica da Santa Casa - SP, explica que esse tipo de fratura ocorre com mais frequência em crianças e idosos.

Segundo Akkari, em alguns casos a fratura pode ter uma evolução favorável, consolidando-se sem que a pessoa fique sabendo o que ocorreu. Mas, eventualmente pode ocorrer um desvio - quando o osso sai do lugar, o que pode exigir até mesmo uma cirurgia corretiva. "Por isso, é muito importante ficar atento aos sintomas".

Nas crianças, as fraturas incompletas acontecem geralmente na região do punho, do cotovelo ou nas proximidades das cartilagens de crescimento, presentes em todos os ossos longos. A suspeita do diagnóstico acontece após exame clínico, no qual o médico percebe um ponto de dor, localizada e persistente, mesmo após um período de repouso ou de imobilização. Nesta condição é fundamental a reavaliação do paciente mesmo quando os exames radiográficos não evidenciaram nenhuma lesão. Já nos idosos, a maior incidência é no quadril e nesses casos é possível pedir exames mais incisivos para diagnosticar a fratura incompleta, como ressonância magnética e tomografia.

Sintomas

No caso das crianças, que geralmente não conseguem explicar claramente o que estão sentindo, os pais devem ficar atentos a queixas de dor persistente de baixa e média intensidade após episódios de queda ou batidas.

Akkari explica que após um incidente é normal sentir dor na região atingida por uma ou até duas semanas. No entanto, essa dor deve melhorar progressivamente, dia após dia. "Se a dor continuar e não diminuir de intensidade, é importante procurar um médico para realizar uma segunda avaliação. Muitas vezes a fratura que não apareceu no primeiro RX aparece em um segundo exame, realizado dias depois", explica.
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado: