Nossos Vídeos

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Amaral Carvalho faz campanha de prevenção do câncer ginecológico

Atendimento ocorre no SUS durante o mês de fevereiro

O exame ginecológico não deve ser encarado como mais uma avaliação e sim como uma ferramenta importante na detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero. Mulheres que iniciaram a vida sexual devem fazer o exame de Papanicolaou, basta agendar uma visita ao Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC).
Este Programa é responsável por cerca de 10 mil exames ao ano. Em média 5% destes podem estar alterados. Espera-se que 4% sejam lesões de baixo grau e 1% lesões de alto grau.
Durante o mês de fevereiro, profissionais da área de enfermagem do HAC previamente treinados, realizam a coleta de exames de Papanicolaou nas dependências do Ambulatório de Especialidades do SUS - Núcleo de Gestão Assistencial de Jaú (NGA-25). Trata-se da campanha de prevenção do câncer ginecológico em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Serviço:
O atendimento ocorre de 1 a 12 de fevereiro.
Horário: das 7h às 12h30.
O NGA-25 (SUS) fica na Rua Sebastião Toledo de Barros, 296, Vila Carvalho.

SAIBA MAIS

Quem pode e deve fazer o exame Papanicolaou?
Todas as mulheres que já tiveram relação sexual devem fazer o exame periodicamente, mesmo sem ter vida sexual atual.

Mulheres virgens também devem se submeter ao Papanicolaou?
Não há necessidade.

Qual a melhor época para fazê-lo?
Fora do período menstrual. Não use duchas e cremes vaginais. Também é necessário não ter relações sexuais três dias antes do exame.

No que consiste o exame de Papanicolaou?
O profissional de saúde, médico ou enfermeiro, inicialmente avalia a vulva e depois introduz o espéculo para visualização do colo do útero e com a ajuda de uma espátula de madeira e uma escova coleta células do colo para exame.

O que o profissional vê?
O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero.

O que é o colo do útero?
Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.

E o exame preventivo de câncer, o que é?
Este exame é a colheita de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, colpocitologia, teste de Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear.

O exame dói?
Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico ou com a equipe de enfermeiras se estiver com medo.

Fontes: Lenira Maria de Queiroz Mauad (oncoginecologista e responsável pelo Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho) e http://www.gineco.com.br/