Nossos Vídeos

domingo, 13 de dezembro de 2009

FEI desenvolve vaso sanitário de garrafas PET


Trabalhos de Conclusão de Curso serão apresentados durante a 25ª Expo MecPlena, que acontecerá em 16 de dezembro, no campus São Bernardo, e reunirá mais quatro projetos

Preocupados com o meio ambiente e em facilitar o acesso à tecnologia na área da bioengenharia, estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) desenvolveram um vaso sanitário com garrafas PET e também um dispositivo para a retirada de material para biopsia óssea de baixo custo. Esses e mais três trabalhos de conclusão de curso serão apresentados neste dia 16 dezembro, a partir das 19h30, durante a Expo MecPlena, no campus São Bernardo.

O projeto do vaso sanitário feito com garrafas PET possui um controle de dupla vazão que possibilita escolher entre meia vazão e vazão total de água. O produto tem formato parecido com o dos vasos existentes no mercado e para fabricá-lo são necessárias cerca de 380 garrafas. “Optamos pelo projeto para sugerir ao mercado uma alternativa de destino diferenciado às garrafas PET, geralmente descartadas”, destaca o estudante Bruno Colombo Barbosa, de 25 anos.

Outro grupo de estudantes desenvolveu um dispositivo para retirada de material para biopsia óssea. Com o formato semelhante ao de uma pistola, o equipamento tem o objetivo de ajudar na realização de procedimentos cirúrgicos. O principal diferencial do projeto desenvolvido pelos alunos da FEI em relação aos perfuradores cirúrgicos já existentes no mercado é em relação ao custo. O protótipo da FEI custa cerca de R$ 12 mil, enquanto o valor dos perfuradores cirúrgicos é de, aproximadamente, R$ 70 mil.

Outra novidade no projeto é que, por meio de sistema motorizado, a ferramenta é alimentada por cabos elétricos e baterias de 200 Watts de potência, que promovem o giro da trefina, equipamento responsável por cortar a amostra do tecido ósseo. “A carcaça do dispositivo foi toda projetada em aço inox, permitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, afirma o estudante André Viviani Kawakami, de 23 anos.

Outros projetos – Com o objetivo de projetar uma máquina com lançamento de granalhas (micro esferas de metal) por força centrífuga, focada no tratamento de lâminas de feixe de mola e com o diferencial de aumentar a vida útil das lâminas a partir da otimização das tensões residuais, os estudantes criaram a Centrifugal Whell Machine – Shot Peening Brasil. Os principais campos de aplicação do processo de shot peening são as indústrias aeronáuticas e automobilísticas, pois necessitam de componentes que tenham alta durabilidade.

A exposição também destacará o projeto Ottoto, que consiste no desenvolvimento de um motor de combustão interna de pequenas dimensões a 2 tempos, que pode ser usado em aeromodelismo. Com o projeto, o objetivo do grupo é iniciar um núcleo de pesquisa dentro da FEI para estudar motores de combustão interna e viabilizar a expansão do estudo no futuro.

Outro projeto é o OverTrack, conceito de acionamento e controle com o intuito de simular a dinâmica da suspensão de veículos das categorias Fórmula SAE e Baja, protótipos de veículos de competição da FEI. O dispositivo proporcionará uma análise detalhada das freqüências naturais da suspensão podendo observar a ocorrência de ressonância, além de avaliar o contato das rodas com o solo. A ideia é suprir a necessidade de um sistema semelhante encontrado em universidades do exterior. No Brasil, estes mecanismos são restritos às grandes montadoras de veículos, com tecnologias desenvolvidas no exterior.

Preocupados em solucionar transtornos que possam ocorrer durante as escavações, os alunos da FEI desenvolveram um mecanismo de escavação não destrutivo, capaz de executar o serviço sem a necessidade de abertura de vala. Denominada de Dillo, a máquina é conhecida como “microtunneling boring machine” (MTBM), ou seja, equipamento de escavação para túneis de pequeno diâmetro. A máquina permite que tanto a escavação como a instalação da tubulação sejam executadas sem grandes alterações na superfície, permitindo que carros e pessoas continuem trafegando em uma avenida ou que uma empresa continue trabalhando em um local acima de onde está sendo escavado o túnel.

Além de não trazer transtornos e possíveis prejuízos na superfície, a máquina é uma boa opção para passagem de tubulações subterrâneas em várias aplicações, como distribuição de derivados de petróleo e gás, instalações industriais, substituição de tubulações, entre outras.

25ª Expo MecPlena – Exposição dos Trabalhos do Curso de Engenharia Mecânica Plena
Dia 16 de dezembro, a partir das 19h30.
Ginásio de Esportes da FEI – av.Humberto de Alencar C.Branco, 3972, bairro Assunção, São Bernardo.

*
*
*
Publicidade
Preços e estoque limitado