ASSISTA OS NOSSOS PROGRAMAS

domingo, 1 de novembro de 2009

Tratamento de hérnia de disco pode ser realizado sem cirurgia

A fisioterapia analítica pode tratar a hérnia de disco sem intervenção cirúrgica

De 60 a 80% da população mundial acima dos 30 anos se queixa de algum tipo de dor nas costas, eventual ou crônica. Algumas lombalgias (dores na região lombar) podem evoluir para a hérnia de disco. Quando isso ocorre, no Brasil a indicação de tratamento costuma ser cirúrgica. O procedimento cirúrgico não trata diretamente a causa da hérnia de disco, que está no deslizamento das facetas vertebrais que comprimem a raiz nervosa, mas apenas a consequência, com a retirada da massa discal que extravasou. A Fisioterapia Analítica, fundamentada no Conceito Sohier, método muito difundido na Europa e respeitado pela comunidade científica local, consegue tratar as patologias que geram dor na costas (como hérnia de disco) sem cirurgia e tratando diretamente a origem do problema.
O primeiro passo é localizar e identificar a lesão. Isto é feito com os testes de barreira motriz que localizam as lesões vertebrais. Estes testes identificam se a articulação está em equilíbrio ou se houve algum deslizamento. O tratamento articular analítico é uma técnica manual muito leve e suave que não causa dor e que resolve definitivamente a origem da patologia.
'A fisioterapia analítica realmente é um método muito eficaz no tratamento da hérnia de disco. Devemos considerar 3 aspectos em relação ao tratamento: o tempo da lesão, a idade do paciente e o grau de desgaste da articulação em questão. A análise da interrelação destas 3 variáveis vai definir o tempo do tratamento. Outro aspecto importante no tratamento analítico é que ele evita a recidiva das hérnias o que não ocorre no tratamento cirúrgico ', comenta a fisioterapeuta Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica.
O Conceito Sohier chegou no Brasil há 10 anos. Na Europa, a técnica é utilizada há 60 anos e tanto a população quanto a comunidade científica comprovam sua eficácia. No Brasil, o Instituto de Fisioterapia Analítica é pioneiro no Conceito Sohier, atendendo pacientes e formando fisioterapeutas de todo o país na prática clínica desta nova visão terapêutica.

http://www.fisioterapiaanalitica.com.br/ - Tels.: (11) 4029.4485
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque