Nossos Vídeos

domingo, 1 de novembro de 2009

TIPOS DE CALÇADOS PARA CADA FASE DO DIABETES

Você sabia?

Existem diferentes tipos de calçados para serem usados em cada fase do diabetes.
Segundo Patrícia Guedes, enfermeira e proprietária da Perere, loja pioneira no conceito de “Comfort Shoes” no Brasil, todo portador de diabetes precisa cuidar especialmente dos seus pés. Com o passar do tempo, há grande possibilidade de lesões e infecções causadas, principalmente, pela perda gradativa da sensibilidade nos dedos e pés, além da má circulação.

Um dos cuidados mais importantes e que pouco se sabe é a escolha do calçado. De acordo com a especialista, de maneira geral, os sapatos não podem apertar os pés e, principalmente, devem ter palmilhas e tamanhos que acomodam perfeitamente os dedos e planta dos pés. “Porém, essas orientações são saudáveis e válidas também para qualquer um que preze por conforto. Os diabéticos ainda necessitam de atenções específicas, conforme a fase da doença, seja para prevenir o aparecimento de alguma lesão ou infecção, ou mesmo para evitar que piorem”, explica Patricia.


 Fase inicial - quando não existem deformidades importantes do pé ou dedos e a sensibilidade está razoavelmente preservada:
- parte interior do calçado sem costuras e/ou nervuras;
- parte anterior generosa – acomodando com largueza o antepé e sem contato com as pontas dos dedos;
- contraforte (parte de trás do sapato) firme, mas com o rebordo superior macio e alto o suficiente para não terminar na tuberosidade posterior do calcanhar (osso saliente);
- palmilha feita de plastazote – fácil de lavar e secar.
*
*
*
*
*
*
*
*

 Estágio mais avançado - já com história de ferimentos anteriores, com alteração importante da sensibilidade e com deformidades leves dos dedos ou do pé:
- além das especificações acima, o portador de diabetes deve usar palmilha especialmente moldada para os seus pés e o solado deve ser mais rígido e apresentar uma curvatura (rocker) que favorece o alívio da pressão nas cabeças dos ossos metatarsais.


Quando os pés apresentam deformidades importantes ou ulcerações, o calçado pode precisar ser feito sob molde dos pés, por profissional especializado neste trabalho, e o acompanhamento por médico especializado deve ser rigoroso.

Criada há 17 anos, a loja Perere surgiu primeiramente para atender as necessidades de amputados e diabéticos. Em seguida, Patrícia Guedes decidiu ampliar e trouxe para o Brasil o conceito, até então inédito, de “Comfort Shoes”.
Localizada na capital paulista, rua Mourato Coelho, 1407, no bairro da Vila Madalena, a loja Perere atende e distribui para todo o Brasil, através do telefone (11) 3814-4313 ou pelo email lojaperere@lojaperere.com.br
. Conta ainda com equipe especializada em orientar sobre a saúde dos pés e o melhor uso desse tipo de calçados. A marca alemã Birkenstock é o carro-chefe do portfólio, que inclui ainda outros nomes como Arcopédico, Mephisto, Wolky, Natural Step, Asics, Opananken, marca própria etc.

*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque: