Nossos Vídeos

domingo, 1 de novembro de 2009

Relacionamentos amorosos merecem atenção


“Cada ser é de um jeito especial e único, ocasionando a riqueza e crescimento nas interações acionando a criatividade para encontrar pontos de equilíbrio dentro de um convívio”, declara Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber


Desenvolver bons relacionamentos, principalmente na vida a dois exige muito diálogo, amor e paciência. Uma coisa inegável é que a relação entre pessoas nunca foi fácil. Descobrir defeitos e conviver diariamente acaba sendo frustrante para uma das partes. Por isso, é importante cultivar as coisas boas e saber que muitas vezes o problema não está no outro.

A psicóloga e diretora do Instituto Saber,Márcia Dolores Rezende, empresa inovadora no desenvolvimento humano, explica que desenvolver boas relações é um desejo permanente do ser humano e também um grande desafio. “Quando consideramos os relacionamentos entre pessoas, é importante lembrar que se pressupõem todas as expectativas e valores individuais que estarão presentes nas interações”, avalia.

A Programação Neurolinguistica – PNL,poderá contribuir para melhorar a comunicação do casal. Saber se comunicar nada mais é que compreender, escutar o outro e alinhar os objetivos conforme a disponibilidade interna do casal.

Conhecer os obstáculos, as resistências e objeções naturais das pessoas a qualquer tipo de informação é fundamental para que se possa, ao entendê-las e compreendê-las, conseguir contorná-las e criar argumentos positivos e pró ativos que concretizem a comunicação.

Outra contribuição que a PNL oferece para o aprimoramento da vida do casal é o de reconhecer que o outro tem o direito e liberdade de ser como ele quer. Se existe uma decisão de estar com alguém, é importante saber que quanto mais atenção colocada no que não se gosta mais limitante ficará a interação. “Ter um relacionamento depende de uma decisão individual e, além disso, do reconhecimento de quais são os significados que esta relação oferta. Se existe liberdade. Então agora, você já pode reconhecer que elas, mesmo no âmbito familiar, acontecem por uma escolha e naturalmente tem significados relevantes na sua vida”, esclarece a diretora.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casamentos realizados no Brasil subiu 6,5% em 2006, na comparação com o ano anterior. Segundo a pesquisa, foram realizados mais de 889 mil casamentos no país no ano passado. Em 2005, foram 835.846. O aumento segue uma tendência observada desde 2002 e é resultado da legalização de uniões consensuais.
Em contrapartida, ainda segundo levantamento do IBGE, de 2004 para 2005, o número de divórcios concedidos no Brasil aumentou 15,5%, se configurando na maior taxa de crescimento desde 1995, quando esses dados começaram a ser apurados. O número de divórcios cresceu 46% em 10 anos. Hoje, estima-se que exista aproximadamente um divórcio para cada três casamentos. “Muitas famílias e pessoas ocupam-se em comentar, ouvir e sentir o que desagrada, como se a queixa fosse impulsionar uma mudança, esquecendo que a interação é uma experiência onde temos um espaço para nos tornamos mais flexível diante da vida, situações e pessoas”, explica Márcia.

Os dados assustam, mas é uma realidade. E nos faz pensar que casar e separar não são tarefas fáceis, diferentemente do que muitos pensam. Afinal, uma das grandes crises dos adultos está relacionada ao fim do relacionamento a dois. “Certamente, todos têm como prioridade desenvolver relações saudáveis e que forneçam uma possibilidade de evolução. Isto poderia ser o primeiro ponto valorizado em nossos ensaios nessas situações. Todos os imprevistos em uma interação serão permanentes, porque devemos levar em contar a nossa natureza repleta de intensas mudanças seja de humor, sentimento, estados internos e objetivos”, analisa a especialista.

Um ponto que deve ser sempre levado em conta diz respeito a vontade de fazer com que o outro seja igual ou parecido com você. “A inflexibilidade é um anseio de que o outro pense, fale e sinta do meu jeito como uma saída mágica para todos os conflitos que habitualmente envolvem um relacionamento. Cada ser é de um jeito especial e único, ocasionando a riqueza e crescimento nas interações acionando a criatividade para encontrar pontos de equilíbrio dentro de um convívio”, finaliza a diretora.

Sobre a Dra. Márcia Dolores

A psicóloga Márcia Dolores Rezende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Possui a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.

Sobre o Instituto Saber

Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência através de processos de coaching para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização.

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque