Nossos Vídeos

domingo, 1 de novembro de 2009

Meditação alivia tensão pré-vestibular e auxilia na concentração aos estudos

Meditação alivia tensão pré-vestibular e auxilia na concentração aos estudos
Sentar, esvaziar a mente, relaxar e estudar!


A prática da meditação é uma ferramenta eficaz para aqueles que querem controlar a ansiedade, aumentar a concentração e a capacidade mental durante os estudos. Apenas 20 minutos diários já podem trazer resultados satisfatórios. Pratique em casa antes dos estudos.

Atualmente cerca de 2 milhões de pessoas prestam o vestibular em todo o Brasil e apenas 850 mil ingressam no ensino superior. No ano de 2009, a FUVEST, um dos vestibulares mais esperado pelos estudantes, recebeu cerca de 140.000 candidatos em busca de uma das 10.707 vagas.
Para concorrer às vagas, o vestibulando destina horas dos seus dias às apostilas, cursinhos, leituras, cálculos, sendo uma fase muito desgastante e cansativa. Além de estar preparado para a prova de conhecimento geral e a de conteúdo específico, é preciso estar preparado emocionalmente, a fim de superar as expectativas, a cobrança, a ansiedade e a tensão. A meditação Taoísta é uma alternativa para os estudantes que buscam melhorar o seu desempenho nos estudos e nas provas. A prática consegue aliviar os malefícios causados pelo estresse e propicia inúmeros benefícios aos praticantes, como o aumento da concentração e do equilíbrio emocional, que ajudam tanto nos estudos como na hora da prova. São comuns os casos em que o nervosismo provoca o famoso "deu branco", comprometendo o desempenho esperado, após um ano inteiro de preparação.
E de quem já pratica há mais tempo, ouvimos relatos de aumento da clareza mental e do discernimento, favorecimento da compreensão e do raciocínio, ampliação da percepção e da sensibilidade, além do aumento da tranquilidade interior.
O psicólogo e acupunturista Wagner Canalonga, sacerdote da Sociedade Taoísta do Brasil, ensina como praticar a meditação taoísta:
• Crie condições favoráveis para praticar: escolha um lugar onde possa ficar reservado e peça às pessoas para não ser interrompido;
• Fique em uma posição confortável, procurando manter a coluna ereta sentado no chão ou na cadeira, como preferir;
• Coloque a mão direita sobre a esquerda, com os polegares se tocando levemente.
• Feche os olhos e relaxe o corpo, da cabeça aos pés, calmamente;
• Encoste a ponta da língua no céu da boca, concentre a atenção única e exclusivamente no ar que respira;
• Deixe a mente e o coração vazios de pensamentos e sentimentos;
• Permaneça neste estado pelo tempo que programou. Se você é iniciante, comece com um tempo menor e aumente gradualmente. Uma prática diária de 20 minutos já pode propiciar bons resultados.
• Ao final, faça movimentos lentos e massageie suavemente todas as partes do corpo, para retornar a atenção ao exterior. Evite sair bruscamente da meditação.

"Durante a prática é fundamental desligar a atenção dos ruídos externos e dos pensamentos, mantendo a concentração constantemente no ar que se respira. Qualquer estímulo que distraia a atenção deve ser imediatamente abandonado, voltando à concentração novamente para o ar", ensina Canalonga, que também explica: "esta prática purifica a mente das impregnações que podem poluí-la, reduzindo o seu desempenho. Pensamentos, imagens, idéias, traumas, conceitos e preconceitos preenchem a mente como os arquivos do computador preenchem a sua memória. Quando há espaço na memória, o computador funciona bem, mas quando ela fica cheia, ele perde desempenho, chegando até a travar. Meditar abre espaço na mente, tornando-a mais lúcida e disponível para as nossas atividades", diz Wagner.

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque