Nossos Vídeos

domingo, 1 de novembro de 2009

HOSPITAL DAS CLÍNICAS TEM O PRIMEIRO PROGRAMA DE TV DIGITAL INTERATIVA DO BRASIL

Com distribuição em plataforma multidisciplinar, o conteúdo do HCTV é desenvolvido com base nas atividades de pesquisa, assistência e ensino do maior complexo de saúde pública da América Latina

Inaugurada no ano passado, a HCTV é o canal oficial de televisão do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e tem como meta difundir o conhecimento em saúde que lá se produz – de maneira aprofundada, porém em linguagem acessível para a população em geral. Primeira TV Digital Interativa do Brasil, dispõe todo seu conteúdo no endereço eletrônico http://www.hctv.com.br/ e também por tecnologia de internet móvel via iPhone. No primeiro ano de atividade, contou com mais de 300 mil acessos e mais de 40 horas de material produzido, em alta definição.
Com a missão de compartilhar com a população as informações, práticas, estudos e pesquisas e reflexões desenvolvidos no maior complexo de saúde pública da América Latina, o canal esta disponível para 60 milhões de pessoas, por meio de uma plataforma múltipla, que inclui, além da internet, o acesso por aparelho celular (no sistema 3G) e uma rede interna de aproximadamente 100 televisores no HC. “Além de um serviço de utilidade pública, a HCTV tem o papel de levar ao conhecimento da sociedade brasileira a excelência de uma produção científica que é reconhecida internacionalmente”, diz Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Além do conteúdo de excelência, o HCTV é inovador por seu formato, sua tecnologia e sua plataforma múltipla de comunicação. De acordo com Roberto Barbeiro, diretor executivo da HCTV, um dos diferenciais do canal é o formato de TV para a web. “Ao acessar http://www.hctv.com.br/ , o internauta já tem acesso direto ao programa que está sendo exibido e, ao mesmo tempo, tem acesso a um menu com a programação completa”, comenta. Esta característica diferencia a HCTV dos outros canais e sites de TV na internet, que possuem vídeos on-demand, ou seja, o internauta escolhe o vídeo a que quer assistir, assim como escolheria um link para uma matéria ou para um acervo de fotos.
As diferentes formatos do conteúdo da HCTV têm como fonte todo o corpo clínico, de pesquisadores, de professores e demais profissionais de saúde do HC, incluindo os 62 laboratórios de investigação médica da FMUSP. “Para nós é um instrumento importantíssimo para disseminar as práticas desenvolvidas dentro do Hospital”, analisa José Manoel de Camargo Teixeira, Superintendente do HC.
Sobre o Hospital das Clínicas
Inaugurado em 19 de abril de 1944, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HCFMUSP é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Saúde associada à Faculdade de Medicina da USP para o ensino, pesquisa e prestação de ações e serviços de saúde de alta complexidade destinados à comunidade. Tem como missão, ser uma instituição de excelência reconhecida nacional e internacionalmente em ensino, pesquisa e atenção à saúde. Comitê Humaniza HC-FMUSP é formado por representantes dos Institutos e Hospitais, e tem o objetivo de disseminar a cultura da humanização e auxiliar no desenvolvimento de boas práticas de atenção e gestão da área da saúde.
Sobre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Criada em 1912, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é uma das mais tradicionais escolas de medicina do país, com trabalho reconhecido internacionalmente nas áreas de ensino, pesquisa, disseminação de cultura e conhecimento e extensão de serviços à comunidade, com base em elevados preceitos éticos.
A FMUSP oferece cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) e seu programa de residência credencia 49 especialidades médicas, com duração de até quatro anos. Desde 2001, a faculdade vem passando por um processo de restauro e modernização de suas instalações, que abarca desde a recuperação das fachadas até a reforma e instalação dos nove anfiteatros, que ganharam recursos técnicos audio-visuais.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque