Nossos Vídeos

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

TEMPO NÃO É DINHEIRO

*Christian Barbosa

Contrariando a máxima do capitalismo, tempo não é dinheiro. Se assim fosse, a pessoa que tem muito tempo livre seria extremamente rica. Mas também dinheiro abundante não é sinônimo de riqueza. A utilidade tirada do tempo e do dinheiro é que determinam o quão rico você é, ou qual a verdadeira prosperidade que possui.

A sinergia entre tempo e dinheiro é tão grande que dificilmente alguém conseguirá ter um sem o outro de forma equilibrada. Ou seja, para aproveitar o seu dinheiro, você precisa de tempo; e para gozar as suas horas livres, você necessita de recursos financeiros. Isso não significa a conquista de um sonho utópico ou ganhar na loteria, mas aprender a usar esses dois pontos fundamentais de maneira que gerem prosperidade, independente da quantidade possuída de cada um deles atualmente.

E esse é o pressuposto que comprovo no livro Mais Tempo Mais Dinheiro, escrito em parceria com o Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Defendemos o conceito de que a vida acontece basicamente em “ciclos pessoais”, que são o modo como escolhemos e decidimos levar nossa rotina. Esses ciclos se equiparam à imagem de uma espiral, como um amortecedor de carro, a qual pode ser ascendente (prosperidade), descendente (frustração) ou contínua no mesmo ponto (sobrevivência).

O Ciclo da Prosperidade compreende as pessoas que dão resultados, que sabem usar bem seu tempo, conseguem fazer o dinheiro render e aumentar, usam técnicas de planejamento para tempo e finanças e vivem de forma sustentável em todos os seus papéis.

O Ciclo da Sobrevivência é quando o círculo se estaciona em alguma posição da espiral da vida e a pessoa literalmente, “corre atrás do próprio rabo”. Muitas vezes ela se conforma em apenas sobreviver, ter dinheiro suficiente para pagar suas contas e permanecer no mesmo ponto de sua carreira. O tempo, para elas, também é mal utilizado na maioria das vezes.
O Ciclo da Frustração tem sentido descendente e engloba as pessoas que não conseguem ter tempo para o que gostam, vivem cheias de problemas financeiros, pagam juros aos bancos, estão atrasadas em suas atividades e o estresse configura-se como parte integrante da vida.

O propósito de uma vida equilibrada e com resultados é entrar na espiral da prosperidade e nunca mais sair dela. E isso depende de alguns fatores, sendo o principal deles a auto-análise com o intuito de se descobrir, com sinceridade, em que ciclo a pessoa se encontra. A partir daí, a vontade de mudar passa a ser fundamental.

*Christian Barbosa - Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em Reunião e co-autor do Mais Tempo, Mais Dinheiro.
www.triadedotempo.com.br e www.maistempo.com.br
*
*
*
Publicidade: