ASSISTA OS NOSSOS PROGRAMAS

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Odontologia Estética promove verdadeira “plástica sem bisturi”

Especialista em reabilitação oral explica os procedimentos

O sorriso é símbolo de felicidade, de satisfação e realização. É uma expressão marcante da pessoa e transmite seus sentimentos. Proporcionar o bem-estar com o próprio sorriso é o objetivo da Odontologia Estética. Utilizando-se de modernas tecnologias e materiais, a especialidade é capaz de promover uma verdadeira “plástica sem bisturi”, contribuindo para uma aparência mais jovem, harmônica e saudável.

Uma das técnicas mais utilizadas atualmente para melhorar o sorriso e a harmonia facial é a aplicação de facetas de porcelana, indicadas para dentes desgastados, manchados, fraturados, com malformações congênitas ou adquiridas. Segundo o especialista em reabilitação oral, Dr. Joel Mauri dos Santos, de Blumenau (SC), o procedimento também apresenta excelente resultados na correção de pequenas deficiências como sulcos naso-labiais profundos, lábios estreitos e pequenas rugas verticais no lábio superior, por meio da recuperação dos dentes.

O tratamento consiste na colocação das facetas onde o dente está desgastado para que ele fique com a posição correta e a altura ideal para que não comprometa a estrutura do rosto. Isso faz com que os músculos de sustentação da face e os do sorriso ganhem tonicidade, ou seja, voltem à posição de trabalho e, com isso, as rugas tendem a desaparecer. “As facetas de porcelana ainda auxiliam na proteção dos dentes naturais, deixando-os mais fortes e prevenindo-os de fraturas”, destaca Santos.

O especialista afirma que na maioria dos casos o tratamento não é muito demorado e, devido ao avanço das novas tecnologias, pouco doloroso. O material e a tecnologia empregada no processo são produzidos em parte na Suécia.

Opções – Além da aplicação de facetas de porcelana, outros procedimentos auxiliam na conquista de um sorriso perfeito, como o clareamento dental, limpezas periódicas no consultório e uma boa higiene bucal. Uma novidade oferecida na clínica do Dr. Joel é o Easyshare, um aparelho que identifica a cor exata do dente, aperfeiçoando a técnica em relação à escala manual utilizada pela maioria dos dentistas. O resultado é uma maior precisão nos procedimentos estéticos.

Diferenciais – Entre os diferenciais da clínica está o trabalho laboratorial integrado. Junto ao consultório, existe um laboratório próprio preparado para atender a todas as necessidades dos pacientes, o que garante a qualidade dos serviços prestados. Além disso, Dr. Joel utiliza anestesia computadorizada, feita somente na área a ser tratada, reduzindo a dor.

Todos os procedimentos são filmados por uma câmera e os casos são fotografados, o que permite o monitoramento do tratamento e maior precisão no resultado final. O material fica arquivado e o dentista pode acompanhar todo o histórico do paciente.
A clínica ainda utiliza a radiografia digital, que reduz em 90% a exposição à radiação, e faz o diagnóstico do nível de profundidade da cárie por laser.

DICAS PARA UM BELO SORRISO:
- Após as refeições, sempre escove os dentes e a língua.
- Utilize fio dental, pelo menos uma vez ao dia.
- Dê preferência a escovas com cerdas macias e cabeça pequena.
- Tenha uma vida equilibrada. O estresse pode desencadear doenças como o bruxismo, que se caracteriza pelo ranger involuntário dos dentes.
- Evite morder tampas de caneta ou clipes, roer unhas ou abrir garrafas com a boca. Os dentes têm a única função de mastigação. Hábitos diferentes podem ser lesivos e destrutivos, desgastando e diminuindo os dentes.
- Mantenha uma dieta saudável.
- Faça visitas regulares ao dentista.
- Relacione-se bem consigo mesmo. Ter auto-estima é o primeiro passo para o sorriso perfeito.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque