Nossos Vídeos

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Espaços públicos ganharão equipamentos de atividades físicas para idosos

Além do Parque das Bicicletas, uma praça será escolhida pela própria população para virar um local de convivência e de prática de exercícios pela terceira idade

Um parque e uma praça da Vila Mariana ganharão nos próximos meses equipamentos especializados para a prática de atividades físicas leves, voltados à terceira idade. O anúncio foi feito dia 1º de outubro, pelo subprefeito Maurício Pinterich, em evento de comemoração ao Dia Internacional do Idoso realizado na Câmara Municipal de São Paulo. Outras praças a serem criadas pela Subprefeitura estão em fase de projeto e também serão contempladas com aparelhos de exercícios dedicados aos idosos.

As iniciativas fazem parte do projeto Bairro Amigo do Idoso, uma campanha inédita em São Paulo articulada pelo vereador Gilberto Natalini (PSDB), sob a coordenação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e que tem como parceiros a Prefeitura, a Câmara Municipal, o Governo do Estado, o Hospital Santa Cruz, a Universidade Aberta da Terceira Idade e a associação dos ex-alunos da instituição (Exaut).

O objetivo é fazer da Vila Mariana um bairro com espaços públicos que propiciem o envelhecimento ativo e saudável, nos moldes estabelecidos pelo Projeto Mundial Cidade Amiga do Idoso, da Organização Mundial de Saúde (OMS), lançado em 2005. O título é conferido ao município que dispõe de políticas, serviços, ambientes e ampla estrutura que promovam a inclusão e o envelhecimento ativo da terceira idade.

Os equipamentos para atividades físicas serão instalados pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação no Parque das Bicicletas, em Moema. Já a praça da Vila Mariana que receberá os aparelho será escolhida pelos próprios moradores. “Vamos visitar todas aquelas que foram urbanizadas entre janeiro e setembro deste ano junto com representantes da população da terceira idade e eles nos indicarão onde querem que as melhorias sejam implementadas”, explicou Maurício Pinterich.

Desde o início de 2009, a Subprefeitura urbanizou as praças Alexandre Cabanel, Vicente Rao, Maria Margarida Baldy de Araújo, Estevan de Almeida Neto, Washington Pelúcio, Kant, René Jupillat, Praça da Bíblia e a localizada na Rua Lourenço Vala.

Dia do Idoso
O evento na Câmara Municipal em comemoração ao Dia Internacional do Idoso - comemorado em 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 – reuniu mais de 300 pessoas. O encontro, organizado pelo vereador Gilberto Natalini (autor da lei que institui o Programa de Evelhecimento Ativo na cidade), Unifesp e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, teve início com a apresentação do Grupo de Canto Feliz Idade, um coral de idosos de São Caetano do Sul.

“Com o projeto na Vila Mariana, nossa intenção é também levar pra frente a ideia de bairros e cidades amigos do idoso. Queremos espaços públicos mais acolhedores, que incluam a população da terceira idade e permitam uma vida mais ativa, mais autônoma”, ressaltou o médico coordenador do Programa Epidoso-Unifesp e do projeto Bairro Amigo do Idoso, Luiz Roberto Ramos.

O evento contou com a palestra do médico Alexandre Kalache, uma referência no trabalho com a terceira idade – ele coordenou o Programa de Envelhecimento Global da ONU e atualmente é assessor para o Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York. Estiveram presentes também os vereadores Agnaldo Timóteo e Roberto Tripoli, a supervisora do Núcleo de Lazer e Recreação da Secretaria de Esportes, Dinéia Cardoso, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antônio Santos Almeida, e o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Paulo Sérgio Pelegrino.

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque