Nossos Vídeos

domingo, 16 de agosto de 2009

Exposição conecta processos de diálogo possíveis das artes visuais com literatura e crítica de arte

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abrirá a exposição “A imagem do outro olhar”, na próxima terça-feira, 18, às 19 horas, dentro do projeto “Arte em processo”, no âmbito do evento especial III BNB Agosto da Arte.
A exposição reúne dois artistas visuais – o pernambucano Rodrigo Braga e a cearense Marina de Botas – e o escritor e pesquisador cearense Eduardo Jorge (hoje radicado em Belo Horizonte/Minas Gerais), com coordenação e curadoria de Bitu Cassundé.
No dia seguinte (quarta-feira, 19) à abertura da mostra, também às 19 horas, os dois artistas (Rodrigo Braga e Marina de Botas), o narrador (Eduardo Jorge) e o curador (Bitu Cassundé) participarão de uma troca de idéias com o público no CCBNB-Fortaleza.
O objetivo da exposição é conectar diálogos na produção de arte contemporânea nordestina. Na mostra, o processo de diálogo entre as subjetividades artísticas de Rodrigo Braga e Marina de Botas será acompanhado por um profissional de outra linguagem (a Literatura), no caso o escritor e pesquisador Eduardo Jorge, e também pelo crítico de arte Bitu Cassundé.
Iniciada nesta terceira edição do BNB Agosto da Arte, essa “pesquisa/processo” será finalizada em 2010 com uma mostra resultante do acompanhamento de olhares da literatura e da crítica de arte, a ser exibida no Museu Murillo La Greca, em Recife, e no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza.
Gratuita ao público, a exposição “A imagem do outro olhar” ficará em cartaz até o dia 30 deste mês (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 10h às 18h).

Projeto “Arte em processo”
A produção de arte contemporânea tem, nos últimos anos, se caracterizado por uma imensa variedade de técnicas, estratégias, procedimentos e discursos. Pensar a arte hoje passa a ser a reflexão sobre suas tangentes e contaminações com outros campos do conhecimento, com o mundo e com a vida.
O objetivo do projeto “Arte em processo”, ao qual a exposição “A imagem do outro olhar” está circunscrita, é proporcionar ao artista a possibilidade de experimentar, no espaço expositivo do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, a elaboração de trabalhos em construção, ao contrário da obra finalizada ou idealizada.
O que se apresenta é a pesquisa em desenvolvimento, aberta à intervenção do acaso, sem o amparo da lógica da certeza. Para o público, o projeto tem o objetivo de proporcionar a possibilidade de acompanhar o processo de elaboração e construção da obra em desenvolvimento do artista.
O projeto é desenvolvido por artistas convidados e acompanhado por um curador, crítico e/ou jornalista que, em conjunto com os artistas, apresentam um relato através de textos, fotos e desenhos.
 
 
 
 
 
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado: