Nossos Vídeos

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pólo Petroquímico apoia deficientes no 53º Jogos Regionais, em Santo André

Alunos do Nanasa (Núcleo de Natação Adaptada de Santo André) disputarão o 53º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva de São Paulo, de 15 a 26 de julho
A prática da natação ganhou maior responsabilidade para dois alunos, portadores de deficiências, do Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), unidade da Prefeitura e patrocinado pela APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC). Os nadadores especiais Ronaldo Antonio Bakaro (38) e Bruna Bressanin (19) treinam para disputar pela primeira vez os Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva de São Paulo. Na 53ª edição, as disputas acontecem de 15 a 26 de julho, em Santo André.

O torneio abre no dia 14 de julho, às 19h, no Complexo Esportivo Pedro Dell Antonia (rua São Pedro, 27, Vila América, Santo André), e no dia 15, às 8h, começam as primeiras provas, na piscina olímpica. Desde 2001, os Jogos Regionais não ofereciam a modalidade natação para portadores de deficiência (PPD).

Bruna Bressanin disputará 50 metros livre e 50 metros peito, enquanto Ronaldo Bakaro participará na modalidade 50 metros peito. Os treinamentos acontecem na piscina do complexo esportivo, com o treinador Murilo Caccioli de Oliveira, professor do Nanasa.

A participação do Nanasa nos Jogos Regionais visa mostrar para os alunos que concluem o curso de natação mais uma oportunidade para continuar no esporte. “Atualmente o Nanasa só oferecia aulas de natação recreativas e para manutenção da saúde, a pretensão é ampliarmos também para competição”, conta Ivan Cardoso, coordenador do Pefa (Programa de Educação Física Adaptada) e responsável pelas aulas de natação do Nanasa.

Os Jogos Regionais reúnem mais de 5 mil atletas de 28 municípios da Baixada Santista e do Grande ABC. Ao todo, serão 23 modalidades esportivas, além da natação. No final da competição, os vencedores serão classificados para os Jogos Abertos do Interior (JAI), que será realizado em outubro, em São Caetano, com a participação de mais de 200 municípios do Estado, divididos em oito regiões.

“Tornar os deficientes aptos a participar dos Jogos Regionais já é uma grande vitória”, afirma Cardoso, que espera dar continuidade aos treinamentos para participar de outras competições e futuramente garantir boas colocações.

Nanasa - O Nanasa é responsável por ministrar aulas de natação gratuitas para deficientes de todas as idades, como parte do Pefa, da Prefeitura de Santo André. O curso, mantido pela APOLO, tem duração de um a quatro semestres e conta com 240 alunos matriculados. Desde a criação, em 2002, tornou 661 deficientes aptos a freqüentarem clubes, piscinas públicas e praias. O programa tem o apoio, ainda, da Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), Shopping ABC Plaza, Alcoa Alumínio e Acide.
*
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade: