Nossos Vídeos

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Movimente-se e tenha muita disposição durante o dia!

Que tal começar o dia cheio de disposição?
O segredo está na realização de exercícios físicos diários para deixar você revigorado

O dia começa e tudo o que você quer é ficar deitado, aproveitando o conforto da cama. Abraçar o travesseiro e tentar não se lembrar do trânsito que terá de enfrentar, da rotina "puxada" do trabalho e de todos aqueles outros compromissos que dão preguiça só em pensar? “Está na hora de transformar este momento em movimento. Saiba que dedicar alguns minutos da manhã ao corpo e à mente é uma fórmula eficaz para conseguir mais disposição ao longo do dia. Não se trata de milagre, mas de exercícios moderados. São eles que têm a capacidade de deixar você mais animado fisicamente, especialmente quando praticados com regularidade”, defende o geriatra Eduardo Gomes de Azevedo, diretor da rede de Clínicas Anna Aslan, autor do livro Tudo
*
Novo em seu Corpo: Atividade Física.
Recomendado por especialistas de todas as áreas da saúde como forma de condicionar o corpo e fortalecer o organismo, os exercícios proporcionam uma resposta positiva, quando o que se quer é conseguir mais saúde e bem-estar. “Dentre os exercícios moderados que podem ser praticados todos os dias, estão as caminhadas, que oferecem benefícios físicos e ainda atuam melhorando o sistema de defesa. No entanto, para que todos estes objetivos sejam alcançados, a indicação é que sejam praticados diariamente por, pelo menos, 30 minutos”, diz o médico.
Porém, com uma atividade realizada em um tempo menor (de 5 a 10 minutos), no período da manhã, antes de começar as tarefas do dia-a-dia, pode-se também obter vantagens em favor do organismo, dentre estas, a melhora da disposição. "O simples fato de reservar alguns minutos do dia para si já é importante, não apenas para o físico, mas também para o psicológico", diz o geriatra.
Outro benefício da prática de exercícios diários é manter os músculos flexíveis, o que faz com que as tarefas do dia-a-dia sejam feitas de forma mais vigorosa. “O alongamento é o exercício ideal para reduzir a tensão muscular. Isto ocorre porque os grupos musculares, que estão retraídos, tornam-se mais flexíveis com esta prática, que ainda por cima, melhora a força e a articulação da ossatura”, destaca Eduardo Gomes de Azevedo.
*
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade: