Nossos Vídeos

sábado, 11 de julho de 2009

ALUNOS VÃO AO JAPÃO REPRESENTAR O BRASIL EM FESTIVAL CULTURAL

ALUNOS DO ESTADO VÃO AO JAPÃO REPRESENTAR O BRASIL EM FESTIVAL CULTURAL
Estudantes de Taboão da Serra dançarão o samba em tradicional festividade na província de Mie

No próximo dia 24 de julho, 16 alunos e quatro professores da escola estadual Jornalista Wandyck Freitas, de Taboão da Serra, embarcam para o Japão onde representarão o Brasil na 32ª edição do Festival Cultural Nacional de Alunos do Ensino Médio do Japão.
Além de ser o único grupo brasileiro nas festividades, os alunos da escola estadual estrearão a participação de um país da América Latina no evento que acontece desde 1977 e este ano acontece na província de Mie. Com o tema "Mostra do Carnaval Brasileiro", jovens do 2º e 3º anos do ensino médio apresentarão um número de samba para cerca de cem mil pessoas, entre elas o príncipe herdeiro do trono japonês, Naruhito.
Alunos e professores compuseram a música que embalará a coreografia criada com a ajuda de profissionais da dança. Além de cantar e dançar, o grupo também irá tocar surdo, caixa, tamborim, pandeiro e agogô, instrumentos comuns nas rodas de samba brasileiras.
O convite
No ano passado, durante as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, representantes do governo de Mie visitaram a escola de Taboão da Serra. Na ocasião a delegação conheceu algumas danças típicas brasileiras que poderiam ser apresentadas no festival. Foi quando surgiu o convite.
Os ensaios para a apresentação, que acontece no final deste mês, começaram no segundo semestre de 2008. Todas as semanas, nas aulas de Artes, os alunos se dedicam ao aperfeiçoamento dos passos da coreografia. A cultura japonesa e as particularidades de Mie também foram descobertas pelos alunos da escola durante as aulas das demais disciplinas.
Durante a permanência no Japão, os estudantes conhecerão escola de ensino médio de Mie e lá explanarão sobre a cultura e a política educacional de São Paulo e do Brasil. Todas as despesas dos alunos e professores brasileiros serão custeadas pelo governo japonês.
"O intercâmbio cultural é fundamental para enriquecer os conhecimentos e ampliar os horizontes dos jovens. Desperta o interesse por outras culturas, pelo aprendizado de outros idiomas e pela história de outros povos. Estamos muito honrados com o convite. O Japão é um país irmão de São Paulo, que muito contribui para o enriquecimento cultural de nosso estado", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.
O grupo embarca para o Japão na madrugada do dia 24 de julho e retorna ao Brasil no dia 1º de agosto.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt