Nossos Vídeos

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Férias na Cordilheira dos Andes


*
Por Líbia Flamini e Rodolfo Rosato
*
Paisagens maravilhosas, hotéis charmosos, aventura e escalada em vulcões ativos. Gostou? Então se prepare para conhecer os fascinantes centros de ski de Las Araucárias, Pucón e Corralco. Um roteiro no centro do Chile para ser feito de carro, conhecendo os melhores segredos da Cordilheira dos Andes.
Nosso roteiro está no centro do Chile, perfeito para ser feito de carro pela Pan Americana, a estrada que corta o país de norte a sul. Percorre um total de 330 kilometros por asfalto e, se o tempo permitir, um pouco menos por estradas secundárias. Mas só se aventure por elas se tiver certeza de suas condições e sempre com veículos apropriados (4x4, correntes para os pneus, guincho e pás) para te tirar de um possível – e muito provável – atolamento na neve. O interior do Chile possui muitos pontos desabitados e não será nada agradável passar a noite congelando no carro. Sempre consulte as condições climáticas. Com o inverno rigoroso, nevascas podem pegá-lo no meio do caminho.

Nosso roteiro começa em Pucón, uma bela cidade às margens do lago Villarica e aos pés do impressionante vulcão Villarica, também conhecido por Rucapillán, que significa Casa do Espírito.
Subindo os lifts do vulcão é impossível não se impressionar com a imponência dos seus 2.847 m de altura. Um presente para os fãs de adrenalina.
Para chegar até sua cratera, além do acompanhamento de um guia, você vai precisar de um bom preparo físico. A partir do último lift, são mais 4 horas de escalada. Mas é claro que vale a pena. O visual é um show e você vê a lava do vulcão em ebulição. Depois, desce por um powder perfeito para snowboard, com direito a gigantescas cornizas, que são half pipes naturais formados pelos caminhos da lava.

O fora de pista de Pucón é incrivel, mas para conhecer os melhores locais, a dica é frequentar os pubs da cidade e ficar amigo dos raiders de lá, pois a montanha tem inúmeros caminhos virgens.
Por suas várias cornizas, pelo tipo de powder e pelas características da montanha, Pucón é chamado por muitos de “paraíso do snowboard”.
*
Companhia Paulistana de Filmes / W.T.F.D.*
Para relaxar os músculos depois de um dia inteiro na montanha, a cidade conta com diversas termas de águas vulcânicas com temperaturas que podem chegar a 50ºC. Como são ao ar livre, dá pra ver o cume do vulcão brilhando em vermelho contra o céu.
A cidade conta com boa infra-estrutura, com hotéis de todas as categorias. O mais imponente é o famoso Gran Hotel Pucón, também responsável pela administração da montanha.
A cidade é muito charmosa e conta com inumeras lojas que vendem de artesanato local, jóias com pedras típicas e toda sorte de quinquilharias que tanto gostamos. Os restaurantes são deliciosos, com comida típica chilena ou internacional.
Se você quiser aventura, a 200 km de Pucón está o centro de ski de Las Araucárias, na encosta do impressionante vulcão Llaima.
Totalmente desconhecido do grande público e recomendado apenas aos viajantes com espírito aventureiro, este pequeno centro não tem restaurantes 5 estrelas ou pubs movimentados. Apenas a montanha para você viver uma experiência única: neve powder, cornizas e diversos bowls e drops, além do vulcão Llaima sempre fumegante como moldura.
O vulcão Llaima é um dos mais ativos do mundo. Em janeiro e julho de 2008 registrou violentas erupções, que, ainda bem, não danificaram a estrutura do centro, que promete para esse ano a melhor temporada da sua história.
Para aqueles que buscam isolamento, porém com conforto e requinte, siga 130 km para o pequeno e charmoso centro de ski de Corralco. Um lugar inesquecível, entre araucárias e pinheiros, na encosta do imponente vulcão Lonquimay.
A montanha tem três lifts, mas são suficientes, pois te levam em toda a montanha. Do alto de seus lifts, você também avista mais 6 vulcões, entre eles a cratera Navidad, o Lanin e o fumegante Llaima.
A neve é um capitulo a parte. Os constantes ventos trazem sempre uma camada extra de neve seca e solta, fazendo com que Corralco tenha o melhor powder da América do Sul.
Com uma pequena caminhada após o ultimo lift você chega a uma das maiores cornizas da América do Sul.
Corralco também oferece condições perfeitas para a prática do snow kite. Os ventos constantes levam os kites a alturas alucinantes.
A estação possui apenas um único e exclusivo hotel de apenas 10 quartos. O hotel é muito charmoso, aconchegante e possui um excelente Chef, que prepara pratos exclusivos todos os dias.

No South America Guide, o mais completo guia de viagens em DVD dos centros de esqui e snowboard da América do Sul, você encontra fotos, mapa de pistas, reviews, informações sobre todos os resorts do Chile e da Argentina. Visite http://www.snowguide.tv/
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt