Nossos Vídeos

domingo, 21 de junho de 2009

Cirurgia da Mão avança na reabilitação com células-tronco

Especialidade é um das primeiras a obter resultados efetivos com tratamento. Primeiros registros são de 2006.

A utilização de células-tronco na Cirurgia da Mão vem ganhando cada vez mais espaço, por agilizar o procedimento de reabilitação do paciente que sofre traumas e acidentes na região dos membros superiores. O método, que teve início no Brasil através de estudos do especialista em Cirurgia da Mão e membro da ABCM (Associação Brasileira de Cirurgia da Mão), Jefferson Braga Silva, já é aplicado em várias universidades brasileiras e consiste em retirar células-tronco da medula óssea do paciente, especificamente da bacia. Elas são separadas por um processo em laboratório, e é destinada à pessoa que não foi operada com urgência e que perdeu um segmento do nervo, que se atrofiaria com o tempo. “A utilização das células-tronco na cirurgia da mão poderá ser utilizada na regeneração cutânea, óssea, nervosa e tendinosa. Existem relatos na literatura de regeneração desses tecidos”, afirma o doutor Jefferson Braga.
Utiliza-se um tubo de silicone para unir as duas extremidades do nervo que está dividido e logo após as células-tronco são injetadas dentro desse tubo. O resultado pretendido é o de que as células-tronco em contato com o nervo comprometido transformem-se em células nervosas e assim, regenerem o nervo. Além da recuperação mais rápida e de melhor qualidade, outra vantagem desse processo é que não existe a possibilidade de rejeição, pois as células são retiradas do próprio paciente.
A especialidade médica Cirurgia da Mão, que tem além de conhecimento profundo de anatomia, fisiologia e fisiopatologia, um aprimoramento da técnica cirúrgica, tem como principal objetivo recuperar a mão acidentada o mais rápido e perfeito possível para que o paciente volte às suas atividades convencionais.
É importante ressaltar que o primeiro atendimento após o acidente com as mãos é de extrema importância, já que dele depende toda a evolução do caso. O socorro mal conduzido gera graves sequelas ao acidentado, podendo causar incapacidade funcional. “É importantíssimo o primeiro atendimento porque o resultado funcional e estético do resultado final será muito superior e de melhor qualidade quando o primeiro atendimento é realizado pelo especialista em cirurgia da mão”, alerta Jefferson Braga.
O tratamento com células-tronco em Cirurgia da Mão será um dos temas abordados no 29º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, que acontece de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca. Com presença de especialistas no assunto, o evento contará com palestras, workshops e conferências internacionais, além da presença do ilustre Maestro João Carlos Martins, fazendo a abertura do Congresso com uma apresentação de piano.

Para maiores informações, acesse: www.mao2009.com.br
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt