Nossos Vídeos

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ano da França no Brasil faz homenagem a Serge Gainsbourg

A exposição “Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc” chega a São Paulo após atrair 120 mil visitantes em Paris

Após conquistar o público em Paris, o Ano da França no Brasil traz a exposição “Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc” a São Paulo. A mostra foi originalmente apresentada na Cité de la Musique em Paris em outubro de 2008, e foi adaptada pelo SESC-SP para ser exibida na unidade Avenida Paulista. Serão expostas 24 instalações visuais e sonoras, que reúnem trechos de filmes, vídeos, making offs, entrevistas, fotografias, reproduções de documentos e diversos depoimentos de artistas que conviveram e colaboraram com a obra de Gainsbourg.

Com curadoria de Frédéric Sanchez, a homenagem a Gainsbourg foi concebida pelo Musée de la Musique, com o apoio do INA (Institut National de l´Audiovisuel Français). Na mostra, o público poderá mergulhar em um labirinto de sons e imagens para conhecer a versátil obra do artista. “A homenagem explora o universo de Gainsbourg ao trazer suas obras e explicitar suas influências. Depois do sucesso de Paris, quando recebeu 120 mil visitantes, será a vez do público paulista ter a oportunidade de conhecer melhor a criação de Gainsbourg, um dos maiores ícones da França do último século”, destaca o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

“Gainsbourg era de fato uma personalidade do mundo da cultura pop como poucos exemplares no mundo. Vislumbrava as contradições, como se esperasse que delas surgisse sempre ideias geniais. Era um otimista, um artista que não se levava a sério, um cronista da vida cotidiana da França que adorava o jogo de palavras e, enfim, tornou-se uma figura idolatrada na França que merece mais projeção em todo o mundo”, acrescenta Danilo Miranda, presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil.

A exposição foi montada a partir de quatro períodos da vida de Gainsbourg. Ela começa com O “período azul” (1958-1964), fase inicial de sua carreia artística, focada na pintura, e segue com Os ídolos (1965-1969), que mostra a influência dos ídolos da canção e do pop inglês. A seguir, A Decadança (1969-1979) trata do período após o escândalo causado pela canção “Je t’aime moi non plus”, quando sua criatividade vai além das fronteiras da variedade francesa e é marcada pela parceria com Jane Birkin (sua mulher, com quem teve sua filha Charlotte). Por fim, Ecce Homo (1979-...) aborda os anos oitenta, quando Gainsbourg levou a cultura rastafari à França após conhecer Bob Marley e explorou a mixagem de culturas e gêneros.
Os patrocinadores do Ano da França no Brasil (http://emailmkt.entrelinhas.net/emkt/tracer/?2,146369,334eb8d7,18bd,1) são:
Comitê dos patrocinadores franceses:Accor,Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de ComércioFrança-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, Airfrance, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.Patrocinadores brasileiros:Banco Fidis, Bradesco, Oi, Fiat, Grupo Pão de Açúcar, Santander, SESC,Serpro, BNDES, Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa, Correios,Infraero, Eletrobrás, Petrobrás.
Parceria e realização: TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura,Governo Federal do Brasil.

Serviço:
Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc.
SESC Avenida PaulistaAvenida Paulista, 119 (próximo à estação metrô Brigadeiro)
Abertura: 04 de junho, 21h
Visitação: de 05 de junho a 07 de setembro
Horário: terça a sexta, das 13h às 22h - sábado, domingo e feriado, das 11h às 20hTérreo e 4º andar - Grátis
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt