Nossos Vídeos

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Questões de meio ambiente e ecologia para reflexão de crianças e jovens

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho desde 1972, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia.
O encontro reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para discutir a degradação do meio ambiente e os riscos para a sobrevivência do homem, e refletir sobre a importância de preservar a diversidade biológica e estimular a ação social e econômica sustentável no planeta. A partir de 1981, o governo brasileiro também decretou a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Um momento oportuno, portanto, para discutir com crianças e jovens a preservação do planeta Terra. Para tanto, Edições SM resgata alguns de seus títulos que abordam o meio ambiente de forma agradável, interessante e, ao mesmo tempo, desafiadora, adequados a diferentes níveis de fluência leitora.
Com um capítulo dedicado exclusivamente aos desafios ecológicos, o livro Para entender o mundo: os grandes desafios de hoje e de amanhã, da francesa Odile Grandon, apresenta a situação do mundo hoje e informa o jovem leitor sobre outros desafios do mundo contemporâneo (como os políticos, geopolíticos, econômicos e culturais), ao mesmo tempo em que fornece instrumentos para desenvolver o senso crítico e participativo. Indicado para leitores fluentes e críticos (a partir dos 10 anos).
Já O tesouro de Ana, da brasileira Mirna Pinsky, fala não só de meio ambiente e natureza, mas também de ética, cidadania, conflitos pela terra e memória. Na praia de Santana, litoral norte de São Paulo, vivia uma comunidade de caiçaras. Com o tempo, esses habitantes foram expulsos, o ambiente natural foi totalmente alterado e a cultura local aniquilada. Esse foi o preço do progresso. Será possível um desenvolvimento sustentável sem a destruição do meio ambiente e da qualidade de vida do ser humano, preservando valores históricos, sociais e culturais? Também indicado para leitores fluentes e críticos.
Para leitores iniciantes, a partir dos 6 anos, a questão do meio ambiente e da relação com a natureza é tratada de forma lúdica em A bruxa da montanha, da colombiana Gloria Cecilia Diaz, que conta a história de Alina, uma bruxa desastrada. Toda vez que voa em sua vassoura, ela se espatifa em uma árvore na hora da aterrissagem. Decidida a acabar com esse problema, Alina planeja derrubar todas as árvores da montanha onde mora. Mas os animais não querem que isso aconteça, e, para impedir o desastre, sabem que precisarão de toda a ajuda possível. Dessa forma, o livro trata também de temas relacionados à amizade, à solidariedade e ao amadurecimento.
Outra indicação para leitores iniciantes é Vovô Majai e as lebres, da consagrada russa Tatiana Belinky. Inspirada em um poema de N. A. Niekrássov, poeta russo do século XIX, ela conta a história de um velho camponês e seu relacionamento aparentemente contraditório com o meio ambiente. Como pode um mujique – denominação russa para camponês – se importar em salvar os animais que ele próprio caça? É o que faz Vovô Majai ao salvar dezenas de lebres que corriam o risco de morrer afogadas durante um temporal.
Entender e dominar a natureza sempre estiveram entre os principais desafios do homem, inspirando aventuras, descobertas e a criação dos mitos. O desejo de voar é um deles. Na história de A lenda do Muri-Keko, do brasileiro Marcos Bagno, uma lenda contada em verso e prosa, um ratinho consegue a proeza de realizar este grande sonho, mas a um alto custo. É dessa maneira que o livro trata de temas ligados não só ao meio ambiente, mas também ao autoconhecimento e à fantasia. Indicado para o leitor em processo (a partir dos 8 anos).
Além da questão do meio ambiente e natureza, o francês Pierre-Marie Beaude aborda, em A fazenda distante, o tema da diversidade cultural, relação familiar e superação de dificuldades. Na obra, Jan é um menino estrangeiro nascido na Namíbia. Mora com os pais em uma fazenda no meio da savana, onde convive com vários povos e culturas que passam por ali. Aprende a respeitá-los e a respeitar o poder da natureza e dos animais. Uma tragédia o faz tomar um rumo desconhecido, do qual sairá vivo com a ajuda de uma leoa. E Kaboko, empregado da fazenda, mostra a ele um modo diferente de ver o mundo. Indicado para leitores críticos (a partir dos 12 anos).

Mais detalhes sobre estes e outros títulos de Edições SM estão disponíveis no site: http://www.edicoessm.com.br/.


O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt