Nossos Vídeos

domingo, 24 de maio de 2009

Emílio Calderón, Moacyr Scliar e Noemi Jaffe iluminaram a abertura da Feira do Livro do Miguel de Cervantes

Emílio Calderón, Moacyr Scliar e Noemi Jaffe iluminaram a abertura da Feira do Livro do Miguel de Cervantes

Cervantes e Dom Quixote aplaudiriam de pé, comenta Moacyr Scliar
Um romance cujo enredo se passa em Roma e descreve a cidade de maneira tão primorosa que acabou sendo usada como guia turístico, a presença do amor na poesia de Vinícius de Moraes, a paixão solitária e a imigração dos galegos para Cuba, foram alguns dos assuntos discutidos na abertura da XXVI Edição da Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes. A qualidade do evento que já faz parte do calendário cultural da cidade de São Paulo encanta até os autores: “O Colégio Miguel de Cervantes é um verdadeiro reduto da cultura brasileira, uma admirável experiência pedagógica que renova nossa confiança no país. Cervantes (e Dom Quixote) aplaudiriam de pé”, escreveu Moacyr Scliar no livro de ouro do Colégio, depois de sua palestra sobre a obra “Paixão solitária”. Já o espanhol Emílio Calderón que viaja para o Japão na semana que vem, também para lançar seu “O Mapa do Criador”, em japonês, comentou: “Faço mais de 100 palestras anualmente e frequento várias feiras do livro”. “Nunca vi nada igual”, completou. Noemi Jaffe disparou “É um prazer falar sobre Vinícius de Moraes em uma escola com o nome do autor de Dom Quixote”. E ainda completa: “Que sempre haja tantos Quixotes para nos estimular a viver melhor”.

Passaram estiveram presentes Lalau, Laura Beatriz, Virgílio Neves, Moacyr Scliar, Emilio Calderón e Noemi Jaffe. O espanhol Emilio Calderón, uma das atrações internacionais do evento, discorreu sobre o romance “O Mapa do Criador”. Ambientado em Roma, tem como protagonistas um jovem casal que encontra uma edição rara de um livro sobre os hieróglifos e os textos sagrados dos egípcios. Este livro esconderia um mapa elaborado por Deus com as chaves para compreender o mundo, e acaba virando objeto de interesse de chefes nazistas. Descrita como uma das mais belas cidades da Europa, Roma encantou tantos aos leitores de Calderón que eles começaram a usar sua obra para usufruir do melhor da cidade. “O Mapa do Criador” virou uma espécie de guia turístico de Roma, contou em sua palestra.

A escritora e professora de literatura Noemi Jaffe discorreu brilhantemente sobre os três tipos de amor nas obras de Vinícius de Moraes e, mostrou um Vinícius de amor romântico, fugaz e moderno ao mesmo tempo.

O espanhol Antonio Vidal, que faz parte do corpo docente do Cervantes, é antropólogo e doutor em história. Com sua larga experiência em imigração, falou de sua obra sobre a imigração dos galegos para Cuba. Foram seis anos de pesquisas.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado: