Nossos Vídeos

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DICAS DE LIVROS - DIA DAS MÃES

*Gravura representando Rhea
Há vários registros na história da humanidade sobre homenagens às mães, como a festa mitológica à Rhea, a mãe dos deuses gregos. Mas a data se tornou universal apenas no século 20, com a americana Anna Jarvis que, ao perder a mãe, entrou em depressão. Preocupadas com o sofrimento da jovem, suas amigas resolvem preparar uma festa em homenagem à mãe de Anna. A comemoração se espalhou por todo o mundo, sendo celebrado, no Brasil, no segundo domingo de maio. Vários títulos de Edições SM revelam um pouco mais sobre o fundamental papel dessas mulheres em nossas vidas. São histórias imperdíveis para leitores de diferentes idades.
No livro da escritora espanhola María Menéndez-Ponte Quero um irmãozinho!, João não aguenta mais ser filho único. Quer um irmão custe o que custar e faz de tudo para convencer a mãe disso. Um dia, fica sabendo que os bebês nascem de uma semente plantada dentro da mãe. Então, coloca em prática uma ideia mirabolante! Divertida e inteligente, esta obra trata de temas pertinentes a leitores iniciantes (a partir dos 6 anos), como amigos invisíveis e a curiosidade sobre a reprodução humana.
Também para leitores iniciantes, Marina e o pirata, da mexicana Silvia Molina mostra a terrível falta que uma mãe pode fazer. Marina é alegre e cheia de vida. Um dia, a mãe adoece e morre inesperadamente. Com o tempo, a garota se adapta à sua ausência, mas perde o prazer pelas coisas. Seu pai procura ajudá-la a superar a perda, ao contar e recontar uma história de amor entre um pirata e uma mulher da mesma cidade portuária da mãe de Marina.
Outra indicação para leitores iniciantes é Eu primeiro!, da argentina Gabriela Keselman, em que o relacionamento entre irmãos e a disputa pelo afeto materno são os motes da história, que acompanha o ritmo da alma infantil. Tudo começa na calmaria do amanhecer. De repente, os dois meninos acordam e iniciam uma competição maluca em que vale tudo. A disputa se confunde com brincadeira, amizade, provocação e diversão, numa sequência de ações em que imagem e texto se complementam.
Já para leitores fluentes (a partir dos 10 anos), especialmente com mães que trabalham fora de casa, a indicação é Vic, livro da brasileira Cristiane Dantas. Com doze anos e hábitos bem peculiares, Vic gosta de comer manga com cebola, laranja com pimenta e banana com molho inglês; mora em frente à praia, mas prefere ficar no quarto lendo romances góticos. Essas particularidades fazem dela uma menina no mínimo diferente. Ela tentará tanto afirmar sua personalidade como ganhar a aceitação da mãe, uma executiva que não pára de trabalhar e não dá atenção à filha.
Para leitores críticos (a partir dos 12 anos), a pedida é o premiado A distância das coisas, de Flávio Carneiro, vencedor do Prêmio Barco a Vapor em 2007. Traz a história de Pedro que já não tinha o pai, e agora, aos catorze anos, é avisado pelo tio que sua mãe morrera em um acidente de carro. Porém o tio o proíbe de acompanhar o enterro e de visitar o túmulo da mãe. Será que ela realmente morreu? É a resposta que Pedro irá procurar por todos os cantos: nas coisas do tio, com quem passa a morar, nas relações da mãe. Uma história de mistério, que aborda também questões de autoconhecimento, memória e relação familiar.
Edições SM também preparou sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula por ocasião do Dia das Mães. Confira no site www.edicoessm.com.br/pnld (Canal do Professor).
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt