Nossos Vídeos

quarta-feira, 20 de maio de 2009

AVISTAR 2009 - Encontro Brasileiro de Observação de Aves > 21 a 24/5

Aproximadamente 15 mil pessoas deverão visitar o Avistar 2009 - 4º Encontro Brasileiro de Observação de Aves, que começa amanhã (21/5) às 9h30 e vai até 24 de maio (domingo) no Parque Villa Lobos, zona oeste de São Paulo.
Aves ameaçadas de extinção são o destaque durante a feira, debates, discussões, mesas-redondas, aulas, um painel que será pintado ao vivo. Saídas para birdwatching também irão chamar a atenção. O Sesc Pinheiros, situado na mesma região do parque Villa-Lobos, também terá atividades paralelas (veja programação abaixo).
Outro destaque da Avistar 2009 é a exposição ao ar livre de 37 fotos de aves brasileiras em seu habitat vencedoras do 3º Concurso Avistar Itaú BBA. Em painéis próximos ao pavilhão do evento, o raríssimo limpa-folhas-do-nordeste, uma garça-branca em meio a vitórias-régias surgem em momentos fantásticos – entre os quais alimentando filhotes, fazendo a corte para o parceiro, e em verdadeiras perfomances em pleno vôo.
O evento abre com um vídeo em homenagem a Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros, que em sua obra já registrava a observação de pássaros.
Programação completa
Local: Parque Villa Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.655, Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo
Tel: 3023-0316.
Estacionamento gratuito nas vagas dos estacionamentos oficiais do parque.
Abertura: dia 21 de maio, quinta-feira
9h30 - Abertura do Congresso Avistar 2009 - Homenagem a Guimarães Rosa - apresentação de vídeo “As aves de Guimarães Rosa”
10h - Mesa redonda “Aves ameaçadas na Mata Atlântica”, com Mario Montovanni (SOS Mata Atlântica, SP), Pedro Develey (SAVE Brasil e Birdlife, SP), Weber Girão (Aquasis, CE) e Adriane Alvarez (SAVE Brasil, BA). Temas: conservação, aves ameaçadas de extinção, soldadinho-do-araripe e mutum-do-sudeste.
13h - Minipalestra “Aves na Reserva Natural Salto Morato”, da Fundação O Boticário;13h30 - Minipalestra “Passarinhando no Nordeste - CE, AL, Canudos” com Ciro Albano, ornitólogo14h - Painel “Birdwatching in Brasil”, pela Associação Brasileira Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta)
15h - Minicurso “Birdwatching e Turismo Rural”, com Andreia Roque (presidente da Adestur e consultora em turismo rural), Tietta Pivatto (ornitóloga e consultora em turismo de observação) e Cássia Paiva (empresária do Hotel Ype).
16h - Minicurso “Fotografia de aves”, com Luiz Claúdio Marigo.
Marigo fotografa a natureza desde 1974. Publicou vários livros sobre a fauna, a flora e ecossistemas brasileiros, com textos de renomados cientistas e mestres da nossa literatura. Suas fotos ilustram também as mais importantes revistas de natureza do Brasil e do exterior. Realizou exposições coletivas e individuais e, por várias vezes, foi premiado no prestigiado concurso organizado pela BBC e pelo Museu de História Natural de Londres.
17h - Painel “Passarinhando no Nordeste - CE AL, Canudos”, com Ciro Albano.
Dia 22 de maio, sexta-feira:
6h45 - Saída de campo “Guarás em Cubatão”, com Bruno Lima.Visita aos manguezais de Cubatão para observação de aves. Lima é ornitólogo e guia de birdwatching
7h30 - Saída de campo “Birdwatching e Turismo Rural”.Visita à fazenda Capoava, em Itu.
9h - Palestra “Jardim das aves”, com Luiz Fernando Figueiredo, do Centro de Estudos Ornitológicos.
10h - Palestras “Aves Noturnas”, com Marcelo Vasconcelos.Vasconcelos é biólogo, mestre e doutor em ecologia, conservação e manejo de vida silvestre e consultor ambiental. Foi guia de observadores de aves nos EUA e professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Foco de atuação: aves dos topos de montanha do Sudeste do Brasil (campos rupestres e campos de altitude), tendo também ampla experiência com a avifauna de outras regiões (Mata Atlântica Montana, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Bosques Chiquitanos).
11h - Palestra “O Papel da Observação de Aves no Turismo”, com Doris Van de Meene Ruschmann.Doris é professora de Turismo da Universidade de São Paulo (USP).
13h - Painel “Expedição Fotográfica Deixa o rio me levar”, com Juliana Falchetti, bióloga.
13h30 - Painel “Passarinhando no Nordeste – Bahia”, com Ciro Albano, ornitólogo.
14h - Palestra “Aves da Amazônia”, com Mario Cohn-Haft.Pesquisador e curador da Coleção de Aves do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, o norte-americano Cohn-Haft estuda aves amazônicas desde 1987, quando se "batizou" na floresta como estagiário do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais em Manaus. Naturalista e birdwatcher, formou-se em biologia (Dartmouth College) com especialização na avifauna da floresta boreal. É mestre e doutor em ecologia evolutiva e biogeografia de aves amazônicas.
15h - Palestra “A Identificação de aves por suas vozes”, com Jeremy Minns.Minns é birdwatcher e vai apresentar seu trabalho de registro das vozes de aves brasileiras.
16h - Minicurso “Fotografia de Aves”, com João Guilherme Sanders Quental.Quental é um dos expoentes da nova geração de fotógrafos de aves. Dono de uma técnica impecável e de grande capacidade de comunicação, ele aborda diferentes aspectos desse fascinante segmento da fotografia.
16h30 - Happy Hour Literário - Uma série de lançamentos e autógrafos de livros, filmes e DVDs."CD Canto das Aves" , um cd com os cantos de pássaros da Amazônia."Novos Guias", de Tomas Sigrist. Os guias reúnem ilustrações da totalidade de espécies da Avifauna brasileira em um único volume; Guia “Aves de Roraima”, de Silveira, L.F. Surita, L. Et alii; Guia de Campo “Avifauna Brasileira”, de Thomas Sigrist; “Berços da Vida”, Dante Buzzetti; e DVD “Aves do Brasil Central”, de Havita Rigamonti.
Dia 23 de maio, sábado:
5h - Saída de campo “Campos de Piratininga”, com Fabio Schunck.O ornitólogo lidera visita ao Núcleo Curucutú, do Parque Estadual Serra do Mar, onde se pode conhecer uma amostra dos Campos da Serra do Mar, ambiente onde se ergueu a cidade de São Paulo.
9h - Palestra “Jardim das Aves 2”, com Demis Lima (BioDiversa).
Lima é biólogo e consultor ambiental com atuação em paisagismo e recomposição de flora.9h - Palestra “Observação para iniciantes”, com Luccas Longo.Longo é biólogo e especialista em conservação, mestre em recursos florestais. Trabalha no Centro de Recuperação de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê.
9h - “Avistar no Viva a Mata”, com Carlos Henrique - Palestra seguida de Passeio de birdwatching pelo Parque Ibirapuera.
Carlos Henrique é guia de observação de aves.
10h - Minicurso "Aves de Rapina 2", com Jorge Albuquerque.
Albuquerque é biólogo, doutor em genética, ornitólogo, ativista ambiental, presidente da Associação Montanha Viva. Atua em defesa da educação e sensibilização pela natureza, pelo sustentável e pelo duradouro.
11h - Palestra “iPod para birders”, com Raphael Sobania.Sobania é guia de birdwatching e biólogo. Desenvolve utilizações ornitológicas para gadgets eletrônicas.
12h - Minipalestra “Projeto Ninhos”, Silvio Rosatti, biólogo.
12h30 - Minipalestra “Conectividade com avifauna brasileira”, por Hiroya Hattori, guia de birdwatching.13h - Painel “Conservação das Araras na Bolívia”, com Bennett Hennessey.Hennessey é diretor da Asociación Civil Armonía,(BirdLife International na Bolívia) e gerente do Programa Sul-Americano de Prevenção à Extinção de Espécies da BirdLife International (BirdLife's South American Preventing Extinctions Program). Realizou mais de 25 avaliações de avifauna na Bolívia, incluindo a redescoberta de duas espécies ameaçadas. Criou e publicou a “Lista Anotada de las Aves de Bolívia” e o inventário das aves do Parque Nacional Madidi.
14h - Palestra “High End Optics - Óptica de precisão”, com Erika Wolner.
Erika é especialista em óptica de precisão, da Swarosvki Optik, um dos maiores fabricantes mundiais de binóculos para observação de fauna.
15h - Palestra “Comedouros de aves”, com Pedro Lima.Lima é veterinário e ornitólogo, coordenador do Programa de Estudos e conservação da fauna do CETREL.
16h - Palestra “Tratamento de imagens”, com Millard Schisller.Schisller é mestre em artes visuais pela Universidade de Rochester (EUA), foi um dos responsáveis pela implantação da fotografia digital no currículo da School of Photographic Arts and Sciences, do RIT, onde lecionou fotografia de 1996 a 2004. Foi contratado pela School of Print Media do RIT para desenvolver os cursos na área de imagética para novas mídias e o fluxo de trabalho digital para impressão e web. Como fotógrafo, além de ter um trabalho pessoal, registrou durante muitos anos no Brasil para organizações como a Unicef e Unesco na documentação de ONGs e problemas sociais. Hoje fotografa e realiza consultoria nas áreas de imagem digital, banco de imagens, acervos e impressão digital.
17h - Happy-hour tecnaturalista - Encontro dos premiados no 3º Concurso Avistar Itaú BBA – Entrega de prêmios Swarovski Optik.
Dia 24 de maio, domingo:
5h - Aula prática no Parque do Zizo São Miguel Arcanjo SP- “Cursos de fotografia e Aves de rapina” (por Luiz Claudio Marigo e Quental).
9h - Minicurso “Jardim das Aves 3”, com Demis Lima (BioDiversa).Lima é biólogo e consultor ambiental com atuação em paisagismo e recoposição de flora.10h - Palestra “Observação para Iniciantes 2”, por Luccas Longo.
10h - Mesa redonda “Educação e birdwatching”, com Marília Fanucchi (Instituto Samuel Murgel Branco) e Fernando A. Tizianel (ensino de observação de aves nas escolas públicas de Corumbá, MS).
13h30 - Painel Avistar 4 – “Digiscoping no Brasil Matogrossense”, com Fabiano Ficagna Oliveira, biólogo e guia de observação de aves.
14h - Painel “Tecnoreciclagem”, com Daniel de Granville.
Através de atividade prática em sala, Granville estimula a criatividade e o reaproveitamento de materiais, por meio de alternativas de baixo custo (do tipo “faça você mesmo”) para equipamentos geralmente caros e não disponíveis no mercado nacional. Especificamente, serão feitas demonstrações de equipamentos alternativos direcionados à fotografia e gravação de cantos de aves.
15h - Desenhando Aves - Rodrigo Leão
16h - Encerramento Avistar 2009.
Todos os dias das 10h às 18h:
- Exposição 100 anos de Guimarães Rosa;
- Exposição de selos “A Fauna Brasileira”;
- Expisição Filatélica. Inédita exposição de selos com tema Fauna Brasileira
- Arte Naturalista - Com os artistas Regina Brandão, Wanda Roxo, Divino das Aves;
*** Pintura do painel “Aves Ameaçadas” pelo artista plástico de Prado (BA) Reginaldo Souza Santos - dias 21, 22 e 23 das 9h às 17h (quinta, sexta e sábado) e dia 24 (domingo), das 9h às 11h.
***Fim de Semana Verde, que alêm das atividades do Avistar 2009 no Villa-Lobos, vai contar também com o "Viva a Mata" no Parque do Ibirapuera.
Avistar Infantil
Diariamente das 10h às 17h - Pintura de aves, trilha das aves, construção do ninho do João-de-barro etc. Atividade recomendada a partir de 5 anos de idade.
23 de maio, às 14h – “Oficina de Origami” - A tradicional arte oriental dos recortes de papel, aplicada a modelagem das aves brasileiras. Atividade recomendada a partir de 5 anos de idade.
Avistar no SESC Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros):
De 20 à 31 de maio - Exposição Virtual das fotos vencedoras do 3º Concurso Avistar Itaú BBA - Internet Livre
Dia 23 de maio, sábado:
13h - Oficina de Jogos de aves (2° andar).Jogos e brincadeiras com tema da avifauna, utilizando o jogo da memória, quebra-cabeça e sudoku. A partir de 5 anos de idade.
15h - Oficina “Desenhando Aves” (2° andar).As técnicas de esboço de aves, voltada à identificação. Aprenda a representar rapidamente as principais famílias de aves brasileiras através de um esboço rápido e fácil de fazer. Ideal para educadores e profissionais de Educação Ambiental.
Dia 24 de maio, domingo:
13h - Oficina de pintura “Aves ameaçadas da Mata Atlântica” (2º Andar)Aprenda a conhecer as espécies em risco e veja como a arte pode ajudar a salvá-las.16h - Gincana “O som das aves” (5° andar)Identifique o canto das aves mais conhecidas e concorra a valiosos prêmios, livros, CDs e fotografias.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt