Nossos Vídeos

quarta-feira, 1 de abril de 2009

COLÉGIO ADOTA PROGRAMA LIGADO À SAÚDE EMOCIONAL DOS ALUNOS

Programa Amigos do Zippy ajuda crianças a encarar dificuldades

Ensinar os alunos a lidar com as dificuldades, aprender a identificar os sentimentos, conhecer as emoções, explorar maneiras de enfrentá-los, incentivar o relacionamento com outras pessoas de forma saudável e buscar apoio quando necessário, além de pensar por si, é um dos programas do
Colégio Arbos, com unidades em Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul.

O Colégio adota nas três unidades o programa "Amigos do Zippy", voltado para os alunos do 1ª ano do ensino fundamental, com o objetivo de estimular um comportamento solidário e expandir a capacidade emocional, já que diversos acontecimentos podem abalar uma criança, como por exemplo, a dificuldade de fazer amigos e as perdas, entre outros fatores.

O conceito fundamental do projeto é ensinar os alunos a lidar com os problemas para que estejam mais aptos a encarar dificuldades e crises na adolescência e na vida adulta. Além disso, o programa também encoraja as crianças a ajudar outras pessoas.

O projeto foi desenvolvido pela instituição inglesa Befrienders International, de Londres, que reúne serviços de preservação de suicídio no mundo. Em conseqüência do sucesso do programa, foi criada a entidade Partnership for Children, com o objetivo de tornar "Amigos do Zippy" um
projeto internacional.

Atualmente o programa é aplicado na Lituânia, Dinamarca, Inglaterra, Índia, Brasil e Noruega. No Brasil, "Amigos do Zippy " foi adaptado e reestruturado por Maria Julia Kovacs, professora e doutora do Departamento de Psicologia da USP - Universidade de São Paulo e introduzido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade que oferece apoio emocional gratuito às pessoas que o procuram.

O projeto é divido em seis módulos: "Sentimentos"; "Comunicação"; "Começando e terminando relacionamentos"; "Solução de conflitos"; "Lidando com mudanças e perdas" e "Nós sabemos lidar com as dificuldades".

O professor é peça-chave no programa e seu papel principal, além de ensinar, é facilitar as descobertas das crianças, incentivando-as a encontrar soluções para os problemas e a escolherem a melhor saída individualmente.
Periodicamente os educadores participam de reuniões para trocas de experiências.

O Zippy é um inseto, um bicho-pau, personagem de desenho animado. Seus amigos são um grupo de crianças que enfrentam problemas familiares, de amizade, de comunicação, solidão, ameaças, mudanças, perdas e o início de uma nova vida.

Segundo a professora e orientadora do Colégio Arbos, Marly Terezinha Pereira Oliveira, o projeto acontece de forma simples para compreensão dos alunos com jogos, brincadeiras e histórias divertidas da personagem e sua turma, assim eles aprendem a enfrentar adversidades, aumentam a auto-estima e o bem-estar. "Durante as aulas os pequenos não são orientados a falar sobre os problemas que os afligem. Com o tempo, eles vão se soltando", declara a orientadora.
"Amigos do Zippy" foi implantando no Colégio Arbos há 5 anos e algumas mudanças foram percebidas nos alunos como a redução dos conflitos em sala de aula, acrescenta Marly.

*
*
*
Publicidade:
Preços e estoque por tempo limitado: