Nossos Vídeos

sábado, 7 de março de 2009

Feira de ciências e engenharia começa no dia 17 de março

Foto: Robot Interativo - (2008)

Promovida pela Escola Politécnica, exposição contará com 282 trabalhos finalistas de alunos do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País.

Entre os dias 17 e 19 de março será realizada no campus da USP, em São Paulo, a 7ª edição da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia que é promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI). O evento tem o objetivo de estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira. Serão expostos 282 projetos finalistas selecionados dentre mais de 1 mil desenvolvidos por alunos da 8.ª série do ensino fundamental e do ensino médio e técnico, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
A feira será realizada em uma tenda de 2.200 m2 instalada no bolsão da Escola Politécnica e deverá receber cerca de 12 mil visitantes. “Serão apresentados trabalhos das áreas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas, que se destacaram por sua criatividade, rigor científico e inovação”, afirma a coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, professora doutora do Departamento de Sistemas Eletrônicos da EPUSP e diretora da Estação Ciência da USP.
Durante os três dias do evento, cerca de 300 avaliadores – professores da USP, de universidades parceiras e profissionais voluntários – irão selecionar os melhores projetos, nas sete categorias, que serão premiados em uma cerimônia, a ser realizada no dia 21 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. Na ocasião, os autores dos melhores projetos ganharão medalhas, certificados, estágios, entre outros prêmios. Os trabalhos que mais se destacarem na FEBRACE também se qualificarão para participar da Intel-ISEF - International Science and Engineering Fair, a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos, com representantes de cerca de 50 países. No ano passado, dos nove projetos selecionados na FEBRACE, três foram premiados na Intel-ISEF.
Rede de estímulo – A FEBRACE, na verdade, é mais do que uma feira. É uma ação contínua, que visa estimular a criatividade, a reflexão e o raciocínio crítico dos estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior. “A idéia é despertar neles o interesse pelo desenvolvimento de projetos investigativos em ciências, mostrando que, independentemente do nível de escolaridade e da classe social, eles têm capacidade de realizar inovações incrementais para solucionar um problema concreto”, explica a professora Roseli.
Nesta edição, 31 feiras estarão representadas na FEBRACE. “Usando este sistema de afiliação, a FEBRACE pretende estimular ainda mais os estudantes que participam das feiras de ciências, dando a eles uma oportunidade de continuarem seus esforços no aprendizado das ciências e da engenharia”, afirma a professora Roseli.
MERCOSUL – A FEBRACE também abrigará a III Mostra MERCOSUL de Ciência e Tecnologia, numa parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Serão apresentados 22 projetos científicos e tecnológicos de estudantes do ensino médio selecionados em feiras de ciências de quatro países membros (Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela) e da Colômbia – país associado. Mas, diferentemente da FEBRACE, essa mostra não será competitiva. “A Mostra integra as ações do Comitê Gestor de Popularização da Ciência do MERCOSUL, da Rede Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), entre as quais o intercâmbio de experiências entre os países do Mercosul é um fator importante para a difusão dos valores da Ciência e da Tecnologia e, consequentemente, para ajudar a promover a inserção social e maior integração do Bloco”, explica Adriana Anunciatto Depieri, coordenadora da Mostra e diretora substituta do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (DEPDI) da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do MCT.
A 7ª edição da FEBRACE conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Intel do Brasil, Petrobras, Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de São Paulo, do Instituto Votorantim, Bradesco, Instituto Solvi, Rede Globo, entre outras instituições públicas e privadas alinhadas com a filosofia do evento.
Serviço – A mostra pública dos projetos da FEBRACE 2009 e da III Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL será realizada de 17 a 19 de março, das 14h00 às 19h00, no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é franca. Mais informações no site da FEBRACE.

Assista o vídeo:


*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário: