Nossos Vídeos

quarta-feira, 18 de março de 2009

“Corpos Urbanos” transforma baladas em performance multimídia

“Corpos Urbanos” transforma baladas em performance multimídia
De 2 a 5 de abril


Centro Cultural da Juventude, Melina Scialom e Mário Del Nunzio exploram movimentos, sons e imagens da noite paulistana em apresentação gratuita.
Quando a noite chega em São Paulo, um verdadeiro mosaico se forma. Em espaços mais amplos ou lugares apertados, ambientes escuros ou com luzes coloridas, a cidade revela sua diversidade estética, rítmica e cultural. Inspirados no movimento noturno dos paulistanos, Melina Scialom e Mário Del Nunzio apresentam “Corpos Urbanos”, que mistura dança, projeções e música computacional. “A proposta é criarmos uma performance-instalação a partir das baladas da cidade”, comenta Melina.
Para compor a apresentação, ela, que é bailarina e coreógrafa, e ele, que é músico, pesquisaram, por aproximadamente 3 meses, cerca de 30 casas noturnas, registrando movimentação, comportamento, sons e imagens presentes nesses locais. “Quando saem à noite, as pessoas dizem que estão indo dançar. Nós observarmos essa dança como manifestação cultural urbana. Não trabalhamos somente com o que acontece na pista, mas também com a expressão das pessoas fora dela”, comenta a coreógrafa.
O conteúdo audiovisual de “Corpos Urbanos” traz imagens das baladas que foram captadas durante a pesquisa. “O vídeo proporciona a sensação de como se as pessoas dessem um passo atrás e olhassem o que acontece sem serem percebidas. Em certos momentos, alguns vão se identificar, em outros se surpreender e, até mesmo, estranhar”, observa Melina.
Essa mesma sensação é provocada pela música que será reproduzida por um programa de computador que opera a partir de trechos de aúdio gravados durante a pesquisa. “Ocorrem desde momentos nos quais há uma referência clara a uma música, tocada nos locais que frequentamos, até situações onde os fragmentos não são passíveis de serem identificados”, explica Del Nunzio.
Apesar da apresentação ter uma estruturação rigorosa, ainda há uma grande abertura para o inesperado, proveniente, por exemplo, das formulações de probabilidade do algoritmo usado na música e da interação do público, reforçando o caráter único de cada apresentação.
O projeto é apoiado pelo edital de Co-Patrocínio para Primeiras Obras da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, realizado pelo Centro Cultural da Juventude - CCJ.


Perfil


Melina Scialom é performer e pesquisadora em Dança/Artes Cênicas. Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP, vem atuando na área de dança, performances artísticas e circenses desde 2001. Colabora junto a artistas oriundos de diversas áreas, atuando na criação, direção e interpretação de espetáculos de dança, teatro e música.
Mário Del Nunzio formou-se em composição pela UNICAMP em 2006. Trabalha como compositor de música instrumental e eletroacústica, e na área de improvisação livre. Também atua interagindo com artistas de outras áreas, em projetos multimídia. Suas músicas têm sido apresentadas em diversas cidades no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Florianópolis, etc) e do exterior (Belgrado, Birmingham, Bruxelas, Copenhague, etc).

Ficha Técnica

Concepção e direção: Mário Del Nunzio & Melina Scialom
Performance: Janaina Fazzio, Juliana França, Melina Scialom.
Concepção musical: Mário Del Nunzio
Filmagem: Melina Scialom
Edição de vídeo: Mário Del Nunzio
Programação computacional aplicada à música: Adriano Monteiro
Desenho e sítio: Giovani Castelucci

Serviço:

Corpos Urbanos
Data: 2 e 3 de abril (das 17 as 20 horas)
4 de abril (das 14 as 20:00 horas)
05 de abril (das 14 as 18:30)


Obs: Longas sessões abertas à entrada e saída do público, durante todo o tempo.
Local: Centro Cultural da Juventude – CCJ
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, São Paulo - SP








Exibir mapa ampliado
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt