Nossos Vídeos

segunda-feira, 9 de março de 2009

CÍUMES - DELÍCIAS E TORMENTOS

Martins lança obra que desvenda o universo dos “ciumentos”

Na obra “Ciúmes – delícias e tormentos”, a psicanalista Marcianne Blévis descreve mais de uma dezena de casos dessa tortura – às vezes imprescindível – numa linguagem clara e desenvolta, e com final quase sempre... feliz

Segundo Blévis, o ciumento é um inquieto como todos os apaixonados, porém com a certeza adicional de que mais dia, menos dia, se é que já não aconteceu, a pessoa amada o trairá. “Cansado de tanto prever as infidelidades que julga adivinhar, ele espreita, desassossegado e ofegante, o mais ínfimo sinal de desamor naquele a quem ama. Embora estejamos mais habituados a deplorá-lo do que a ver nele um carrasco, às vezes o ciumento parece procurar provocar os tormentos que teme”, diz ela.

Em francês, jalousie derivou de seu sentido inicial de ciúme para designar uma pequena janela de ripas por onde se pode olhar sem ser visto. Para a autora, o ciumento se considera um eterno incompreendido. Se muitas vezes ele prevê com razão o insucesso de suas relações amorosas, erra ao responsabilizar outro que não ele próprio por sua derrota. Se são volúveis no amor, mantêm-se fiéis no ciúme, e mostram-se tão incapazes de amar quanto de não serem ciumentos.

Por meio dos casos relatados por Marcianne Blévis, o leitor descobrirá que homens, mulheres, narcisistas, sádicos, masoquistas, irmãos, irmãs, indiferentes, silenciosos, invejosos, pais, filhos, enfim, todos os tipos de ciumentos ou ciumentas, apresentam sugestões aplicáveis a todos nós. Afinal, quem deixou de experimentá-lo, nem que fosse uma única vez?

Marcianne Blévis. Psicanalista francesa, integrante da Société de Psychanalyse Freudienne. Neste livro de 2006, tentou dar conta da “complexidade e riqueza das trocas entre analista e analisando” no que se refere, em particular, às experiências do ciúme, da rivalidade, do masoquismo e da inveja, e às reflexões que delas nasceram e com as quais teve oportunidade de lidar durante numerosos anos de prática.

Ciúme – delícias e tormentos
Marcianne Blévis
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Martins
978-85-61635-10-7 15 X 22 200 pp. R$ 37,00

Mais dicas de livros acesse: http://livrariadafada.blogspot.com/

*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário: