ASSISTA OS NOSSOS PROGRAMAS

segunda-feira, 16 de março de 2009

Água: Reuso Ilimitado

O país mais rico do mundo em reservas hídricas deve ser o primeiro a levantar a bandeira do uso consciente de seu mais precioso bem. 13,7% da água doce disponível no planeta, a maior área úmida continental do mundo (Pantanal), as mais extensas florestas alagadas (Amazônia) e uma fauna aquática incrivelmente rica estão dentro do território brasileiro.

Embora ainda tenhamos uma situação privilegiada em relação à quantidade e à qualidade da água disponível no mundo, a forma de uso não vem ocorrendo de forma correta e responsável. Super exploração, despreocupação com os mananciais, má distribuição, poluição, desmatamento e desperdício são apenas alguns dos fatores que comprovam o descaso com este importante recurso.

É importante ressaltar que a escassez de água põe em risco a vida no planeta e pode afetar diversas atividades econômicas, entre elas a geração de energia elétrica. A crise de energia que afetou a população brasileira em 2001 foi o resultado mais claro da má gestão dos recursos hídricos do país.

A água, por exemplo, é um dos recursos naturais que já apresenta escassez provocada pelas mudanças climáticas. Em 2025, a falta de água atingirá 1,8 bilhões de pessoas que podem enfrentar escassez crítica de água, e dois terços da população mundial podem ser afetados pelo problema naquele ano, segundo dado divulgado no encontro World Water Week, conferência mundial sobre água que realizada em agosto passado, em Estocolmo. Este ano o encontro será em Istambul (Turquia), com uma participação recorde de políticos, especialistas, empresários e ativistas.
“Antes pensávamos que o mundo acabaria com uma bomba atômica, guerras e conflitos armados. Hoje, o mundo acabará pela ação do homem e reação do planeta. A previsão é que se torne um verdadeiro caos se nenhuma providência for tomada em favor do meio ambiente”, diz empresário Luiz Fernando do Valle, presidente da Ecoesfera e idealizador de empreendimentos residenciais sustentáveis.

Conter o desperdício

Num domicílio os chuveiros respondem por 26% do consumo doméstico de água, podendo alcançar a medida de 35%. Vasos sanitários, em média, representam 17% do consumo, chegando a 25%, num edifício residencial convencional os sanitários consomem aproximadamente 70% de toda a água utilizada, encarecendo os custos do condomínio.

A Ecoesfera incorporou nos seus empreendimentos a captação e reuso da água. Toda a água proveniente dos lavatórios e dos chuveiros passa por uma estação de tratamento de esgoto (ETE) e é reutilizada para uso exclusivo nos vasos sanitários. A captação para reuso pluvial é feita através de caixas de coleta, a água da chuva captada passará por um sistema de filtragem antes de ser novamente reutilizada para irrigação de áreas verdes.

Além disso, os prédios verdes da incorporadora possuem torneiras temporizadas, vaso sanitário equipado com dois acionadores na descarga – dois e seis litros – aquecimento a gás nos chuveiros e medidores individuais de energia e água, para que cada morador arque com seu consumo e consequentemente evite o desperdício. “Esses são apenas alguns dos recursos implantados em nosso empreendimento que geram uma economia de até 30% da taxa de condomínio”, diz o engenheiro.


"A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres."

J.W.Maurits la Rivière, Ph.D. em Microbiologia, Delft University of Technology, Holanda.
* Visarplan - Gilmara Oliveira *
*
*
*
*
Assista o Programa Balada da Fada: Água, fonte de vida



*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt