ASSISTA OS NOSSOS PROGRAMAS

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Répteis são atração no zoológico

Para comemorar o mês das crianças e o dia dos animais (4 de outubro), o Zoológico de São Paulo preparou atração especial. Diariamente, a equipe de Educação Ambiental da instituição realiza apresentações didáticas com répteis e promove a interação entre os visitantes e essas espécies de animais.
As apresentações ocorrem às 10 e às 15 horas. Os monitores apresentam Bolinha, uma serpente da espécie píton-bola; Pirata, um lagarto teiú; Touché, um jabuti; e Tigrão, uma tartaruga mais conhecida como tigre-d’água. Durante as apresentações, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os animais e as suas características.
“O importante é fazer com que os visitantes, principalmente as crianças, saiam do parque com uma opinião diferente sobre os répteis, deixando de encará-los como animais nojentos”, diz Inaiá Sedenho, bióloga que participa do Programa de Aprimoramento Profissional do Zôo.


Répteis de sangue frio: saiba mais

Popularmente conhecidos como animais de sangue frio, os répteis são, na verdade, ectotérmicos – dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea.
• Os teiús são lagartos que podem atingir 140 centímetros de comprimento e pesar quase 5 quilos. Encontrados desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina, habitam florestas, cerrados e caatingas. São onívoros, isto é, têm alimentação variada: frutos, insetos e mesmo roedores, aves e outros répteis de menor porte.

• Os tigres-d’água são tartarugas que habitam pântanos, banhados, lagos, rios e riachos do Rio Grande do Sul ao Uruguai e ao nordeste da Argentina. O nome popular decorre das listras amarelas e alaranjadas sobre fundo verde, que os tornam semelhantes ao tigre. O filhote da espécie é uma das principais vítimas do comércio ilegal de animais, por causa de sua beleza. Na fase adulta, as fêmeas podem atingir até 30 centímetros, e os machos, 25 centímetros.

• O jabuti é também uma tartaruga. Alcança 45 centímetros de comprimento, e tem como característica a longevidade – vive mais de 50 anos. Seu casco é uma estrutura ossificada, que lhe serve de proteção contra predadores. Tem a coluna vertebral e costelas fundidas à carapaça. Alimenta-se de frutas, folhas, flores e até mesmo de carne de animais mortos.

• As pítons são serpentes originárias do sudeste da Ásia e da Indonésia, onde habitam nas savanas e florestas. Parentes das jibóias e sucuris, são serpentes de grande porte que matam as vítimas por constrição, isto é, sufocam-nas enrolando-se nelas e impedindo-as de respirar
Serviço.

Endereço: Parque Zoológico de São Paulo

Avenida Miguel Stéfano, 4.241 – Água Funda – zona sul da capital

Funcionamento: das 9 às 17 horas, de terça-feira a domingo

Venda de ingresso termina às 16h30

Valores: R$ 13 (meia-entrada para estudantes e professores do Estado);
R$ 3,50 (crianças de 7 a 12 anos)
Gratuito para crianças com até 6 anos e pessoas com idade igual ou superior a 60
Apresentações com répteis ocorrem na Alameda Urso, em frente ao recinto do tamanduá-bandeira.
Mais informações: (011) 5073-0811
Da Agência Imprensa Oficial
*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário: