Nossos Vídeos

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Diversidade Sexual será discutida nas escolas


(Video: Programa Balada da Fada dirigido ao público adolescente)


A Secretaria de Estado da Educação resolveu abordar o tema “Diversidade Sexual” nas escolas estaduais. A partir de 2009 alunos da rede estadual, de Ensino Fundamental e Ensino Médio, aprenderão sobre a importância de respeitar a opção sexual de cada indivíduo, quebrando tabus e dúvidas dos alunos.

Serão confeccionados materiais de apoio, como folders, livros e vídeos educativos, para utilização em oficinas das escolas. Todas as 5.500 escolas estaduais receberão os materiais, a serem utilizados com os alunos.

O projeto segue recomendação do Ministério da Educação de abordar a diversidade sexual em escolas. Já em outubro a Secretaria abordará o tema com educadores da rede, em encontros presenciais e vídeos-conferência, para que tratem o assunto de forma interdisciplinar, além de acompanharem a implantação do programa nas escolas.

A idéia é que se criem espaços comunitários informais para discussão e reflexão de temas pertinentes ao projeto, envolvendo centros de saúde, ONGs, associações comunitárias e outras entidades que desenvolvam ações sobre o tema.

Além de diversidade sexual, a Secretaria irá abordar prevenção a drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Estes três temas já fazem parte do projeto “Prevenção também se ensina”, que incluirá a diversidade sexual.

Gravidez na adolescência

A Secretaria de Estado da Educação implanta neste segundo semestre de 2008 outro projeto envolvendo a sexualidade dos jovens. Alunos do primeiro ano do Ensino Médio receberão informações sobre como evitar a gravidez precoce dentro do currículo de biologia. Cerca de 600 mil alunos de 3.600 escolas receberão o projeto.

*>i<*

*>i<*

Nenhum comentário: