Nossos Vídeos

terça-feira, 27 de maio de 2008

XII Parada Gay - Programa Balada da Fada 8




Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui:
XII Parada Gay - Programa Balada da Fada 8 @ Yahoo! Vídeo

A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), promoveu a sua XII Parada, trazendo discussão aos temas "Preconceito" e "Homofobia", utilizando o termo "estado laico de fato" que possui a seguinte definição: "É um Estado neutro. Suas leis e ações (políticas públicas) não seguem princípios de nenhuma religião específica e qualquer pessoa tem liberdade de professar a religião que escolher. Nenhuma é privilegiada, nenhuma é discriminada. Só existe democracia e justiça se o Estado for laico de fato."


Desde 1999, data de sua fundação, que a APOGLBT luta em defesa da diversidade sexual, direitos iguais para todos e por uma sociedade mais justa.

Além da XII Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (25/5), que reuniu mais de 4 milhões de pessoas da Avenida Paulista até o final do trajeto, a associação promoveu a VIII Feira Cultural GLBT e o VIII Prêmio Cidadania em respeito à Diversidade (22/5). A Praça da República, teve uma visitação pública de aproximadamente 200 mil pessoas num intervalo das 10hs às 22hs. A Feira Cultural, contou com Oficinas (sobre Erotismo, Saúde e Direitos). O VI Ciclo de Debates discutiu as questões: "GLBTT e a formação do psicólogo"; "A atuação do psicólogo junto a população GLBTT", o "Estado Laico" e "Direitos Sexuais".

No dia 24/5, foi realizado um passeio ao Playcenter, a VI Caminhada de Lésbicas e bissexuais de São Paulo e um Show com a cantora Marina Lima no HSBC Brasil.


Coletiva de Imprensa:

Em 25/5, foi realizada uma coletiva de imprensa na sede da FECOMÉRCIO (Federação dos Comerciantes de São Paulo). Compuseram a mesa personalidades do cenário político, ativistas do movimento gay nacional, internacional e representantes das empresas patrocinadoras.

O Sr. Antonio Carlos Borges, Diretor Executivo da FECOMÉRCIO, ressaltou a importância do evento e divulgou a implantação de um "Selo de Diversidade" que será entregue mediantea a certificação do uso de políticas corretas de atendimento dentro dos estabelecimentos comerciais e o desenvolvimento de práticas para o consumo consciente. Afirmou que mediante pesquisas realizadas, 61% dos consumidores, sentem-se bem atendidos e a próxima meta é corrigir esta diferença, alcançando o maior índice possível de satisfação. (Veja o vídeo).

O Prefeito Gilberto Kassab, agradeceu a todas as parcerias, imprensa e ressaltou a importância do evento, que junto com a Virada Cultural, Carnaval e Fórmula 1, estão entre os 30 principais realizados em São Paulo. Disse que o crescimento e fortalecimento da Parada GLBT, aumenta considerávelmente o turismo, gerando renda e visibilidade da cidade, repercutindo positivamente com a imagem de uma São Paulo acolhedora e hospitaleira.

O Secretario de Assistência ao Desenvolvimento Social Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, disse que a Secretaria mantem um convênio com entidades européias que financiam projetos de inclusão social e que o Centro de Referência das Diversidades, atende no Centro de São Paulo, aproximadamente 130 pessoas, com atendimento e prevenção aos grupos portadores de HIV em parceria com o "Grupo Vida" e inclusão social através de cursos profissionalizantes.

Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, disse que a Parada só perde para a Fórmula 1 em geração de renda. Mencionou que a oferta hoteleira de São Paulo é igual a de Nova York, com o número aproximado de 46 mil quartos, que em função do evento, estão reservados, trazendo 85% de pessoas vindas de todas as partes do mundo. Parabenizou a Polícia Militar pela especialização na atuação dos eventos deste porte.

A gerente de responsabilidade social da Petrobrás, Vânia de Jesus Santana, justificou a participação da empresa no evento, como forma de demonstrar a preocupação com relação aos Direitos Humanos e Meio-Ambiente, inserindo no contexto os temas da Diversidade Cultural. Ressaltou o orgulho que a Petrobrás sente em participar da instituição de políticas públicas.

O Vice - Presidente de pessoal da Caixa Economica Federal Carlos Gomes Sampaio de Freitas, salientou que a Caixa está implantando políticas de valorização às Diversidades, diferenças culturais e sociais aos seus funcionários e colaboradores e por ser um Banco de todos os brasileiros sem distinção social, apóia as ações da diversidade, cidadânia, dignidade, direito e liberdade de cada um.

A Senadora Fatima Cleide, parabenizou o tema escolhido "Homofobia Mata", dizendo que apesar de todo o esforço e investimento realizados anteriormente, ainda não foram suficientes para que a tolerância e respeito às diferenças se estabeleça e que este ano está sendo muito importante, pois percebe-se o crescimento na demanda participativa nas Paradas GLBT; principalmente devido ao Decreto Lei Federal, assinado pelo Presidente Lula (Dezembro/2007), que convoca a 1ª Conferência Nacional visando discutir os direitos da população de gays, lésbicas, travestis, transgêneros e homossexuais. "Este é o primeiro evento deste tipo realizado no Mundo, sendo motivo de orgulho para o povo Brasileiro" comentou. Confessou que a sua expectativa com relação a XII Parada do orgulho GLBT, venha a contribuir em defesa da cidadania GLBT e a aprovação do PLC nº 122 que criminaliza a homofobia (Projeto de Lei idealizado pela Ex-Deputada Iara Bernardi).

Segundo a Deputada Cida Diego da Frente Parlamentar da Livre Orientação Sexual, as Paradas GLBT no país, representam o maior movimento de massa da atualidade no Brasil, principalmente pelo aspecto positivo, mostrando que podemos brigar pelos nossos direitos de forma alegre e diferente; embora isso incomode os setores intolerantes que não conseguem respeitar o direito às diversidades, com reações agressivas dos setores religiosos no Congresso e na Sociedade, e atitudes altamente ofensivas. "Existe a necessidade de fortalecer as ações dos parlamentares que estão ao lado do movimento para que se alcance os objetivos esperados de defender a individualidade de pessoas que só querem exercer o seu direito em paz e sem incomodar ninguém."

Além destes eventos, durante o ano a APOGLBT promove várias outras atividades: reuniões temáticas; acolhem, registram e encaminham os casos de violência e discriminação; intervenção educativa; capacitação de ativistas; prevenção de DST/Aids, hepatite, entre outras doenças e no direcionamento dentro das políticas públicas. Maiores Informações: http://www.paradasp.org.br/

Fotos:

XII Parada do Orgulho GLBTT de SP

Reportagem: Claudia Souza / JORNAL DA FADA - http://www.fadaceleste.com/



Um comentário:

ivonilton jornalista disse...

muito bom a cobertura vc tá de parabéns. claudia souza visite meu blog ivoniltondiasjornalistas.blogsport.com