Nossos Vídeos

quarta-feira, 2 de abril de 2008

ÁGUA COMO FONTE DE VIDA

Participei do FÓRUM DAS ÁGUAS, um evento para jornalistas, que teve como tema, a inserção de matérias nos meios de comunicação, falando a respeito da água.

Os dados são alarmantes. Até os palestrantes, da ONU, Sabesp, Envolverde, Rede Globo, entre outros, possuíam informações estatísticas defasadas, de meados de 2004, porque não se têm disponível para consulta, dados atualizados.

Segundo as informações obtidas, o planeta inteiro, possui somente 3% de água potável para consumo. Lembrando que este não é um bem renovável e pelas datas dos dados apresentados, muita água já rolou pelo cano.
Cheguei à conclusão que se faz urgente, medidas de conscientização e prevenção da extinção desse líquido precioso. Segundo o representante da ONU, José Borghettti, o Brasil possui a maior reserva aqüífera do mundo e provavelmente seremos os fornecedores de água para os outros países, o que sem dúvida, irá gerar uma exploração comercial mundial.

O palestrante também ressaltou um dado que estou investigando:

Para se fazer 1 litro de álcool, são necessários 4 litros de água. Economicamente é inviável, pois 1 litro de álcool, custa aproximadamente R$1,50 e 4 litros de água, R$ 4,50. Será que não existe meios tecnológicos de se desenvolver o álcool, sem usar tanta água?
Todos os seres, têm direito a água gratuita. O que pagamos, é o serviço para que ela chegue às nossas torneiras. Porém, muitos ainda, não possuem saneamento básico em seus bairros, gerando poluição nos córregos, rios e poços, constituindo uma água de péssima qualidade para consumo, que atrai diversos tipos de doenças.

Precisamos ensinar nossas crianças, sobre o consumo responsável da água, para que elas conscientizem seus pais...

Eu vivo falando para as crianças da periferia sobre escovar os dentes com a torneira fechada, desligar o chuveiro para se ensaboar e parece que todos esquecemos de uma fonte de "desperdício inesgotável" que são as piscinas que consomem milhares de litros de água.

A economia tem que ser para todas as camadas da sociedade!

O que os donos das piscinas fazem quando trocam a água?

Há cerca de 7,4 milhões de piscinas privadas na América, contendo uma média de 68 mil litros de água cada. São 427 trilhões de litros. Cada piscina perde cerca de 29 mil litros por mês em evaporação, sendo necessário adicionar mais e mais água.

Sendo assim, cada piscina de aproximadamente 68 mil litros pode abastecer 4 pessoas (40 litros por dia), durante 1 ano inteiro. O que resultaria no equivalente a 28 milhões de pessoas/ano, multiplicando-se pela quantidade de piscinas mencionadas (isso só na América!), sem contar os 29 mil litros que são perdidos na evaporação.

E muitas residências por aí, têm famílias pequenas que nem ao menos usam a piscina, sem contar que neste momento em que você está lendo este texto, milhões de empreedimentos imobiliários de luxo, estão sendo construídos no mundo inteiro.

Assim como querem que os executivos deixem seus carros em casa, para utilizarem os transportes coletivos, preparem-se para o dia que terão de esvaziar as piscinas e começarem a frequentar novamente os clubes.

Fique por dentro:

A região Norte, com 7% da população, possui 68% da água do País, enquanto o Nordeste, com 29% da população, possui 3%, e o Sudeste, com 43% da população, conta com 6%

A agricultura é o setor que mais consome água no país, cerca de 59%. O uso doméstico e o setor comercial consomem 22% e o setor industrial fica por último com 19% do consumo

Projeções feitas por cientistas calculam que em 2025, cerca de 2,43 bilhões de pessoas estarão sem acesso à água.

No Brasil 40% da água tratada fornecida aos usuários é desperdiçada. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas a média brasileira é de 200 litros.

Diarréia e as infecções parasitárias estão em segundo lugar como maior causa de mortalidade infantil no Brasil.

Apesar dos esforços, são poucas as indústrias brasileiras que tratam seus despejos antes de devolvê-los à natureza.

Nossas cidades, indústrias, plantações, e, mesmo o oxigênio que respiramos, cerca de 70% dele, vem das microscópicas algas habitantes dessa enorme massa formada por rios, lagos e oceanos.

3/4 da superfície do nosso mundo são cobertos por água, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce. Contudo, do percentual total da água doce existente, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida - representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente.

Baseado na média de uso de água dos campos de golfe dos Estados Unidos, 12.700 litros são usados para regar a grama a cada rodada. Há 16.100 campos de golfe nos Estados Unidos, com uma média de 90 rodadas por dia. Isso aumenta para 18 bilhões de litros de água usados todos os dias.
30% a 60% de toda a água potável urbana é usada para regar gramados. 50% é desperdiçada. Quase toda essa água pode ser economizada por meio do uso de plantas nativas, que só necessitam da água da chuva.

Soluções práticas do dia-a-dia:

Lavar a louça, durante 15 minutos, com a torneira da pia meio aberta, gasta 243 litros de água. Para gastar apenas 20 litros limpe os restos de alimentos dos pratos e das panelas com um papel e jogue no lixo. Molhe a louça rapidamente, ensaboe e depois enxágüe.

Não jogue o óleo usado em frituras na pia ou no ralo. Um litro de óleo de cozinha que vai parar nos rios contamina cerca de 1 milhão de litros de água, equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos.

Uma lavadora de louças, com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para seis pessoas), gasta 40 litros. Só a ligue quando estiver cheia e com muitos utensílios. O mesmo vale para a lavadora portátil.

A bacia sanitária com válvula acionada por 6 segundos gasta 10 litros de água. Quando a válvula está com defeito, o gasto pode ser de até 30 litros. O ideal é trocá-la por um sistema com válvula acoplada à bacia sanitária que gasta apenas 6 litros, representando uma economia de 50%. Nunca use o vaso sanitário como lata de lixo.

Feche a torneira ao escovar os dentes. Se uma pessoa demora 5 minutos para escovar os dentes e deixa a torneira aberta, lá se vão 12 litros de água pura, tratada e clorada. É um enorme desperdício.

Não demore para lavar o rosto. Um minuto de torneira meio aberta consome 2,5 litros de água.

Fontes: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG82626-7833,00-O+PLANETA+PEDE+AGUA.html

http://www.amigodaagua.com.br/interna.aspx?path=planetaagua/AGUANOMUNDO/ITEM.aspx

http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/noticia/atitude/conteudo_227240.shtml





CLAUDIA SOUZA
www.fadaceleste.com

Nenhum comentário: