Nossos Vídeos

segunda-feira, 17 de março de 2008

Claudia Souza e Gilson Mattos no Fórum ÁGUA EM PAUTA



Antecedendo o Dia da Água (22/03), o Portal da Imprensa realizou em 17 e 18 de março, o evento "Água em Pauta" que reuniu jornalistas de diversas áreas, para discussão sobre a abordagem dos temas relativos a preservação e utilização da água no Planeta.

Entre os palestrantes estavam: José Borghetti (ONU/FAO), Neide Duarte (TV Globo), Marcelo Leite (Folha de S. Paulo), Ricardo Carvalho (Mercado Ético/Revista IMPRENSA), Maura Campanilli (Oficio Projetos Especiais), Liana John (Revista Terra da Gente /EPTV), Vera Diegoli (Repórter Eco / TV Cultural), Carlos Magno (Agência Climatempo), Adalberto Marcondes (Envolverde), Alexandre Mansur (Revista Época), Eduardo Quartin (Instituto Ecoar), Rubem La Laina Porto (Escola Politécnica/USP), Dra. Dilma Seli Pena (SABESP) e Silval de Itacarambi Leão (Revista IMPRENSA).

Entre os temas abordados, foram discutidos as deficiências de saneamento básico, má utilização dos recursos hídricos e do reaproveitamento da água nas indústrias. Detectou-se a ineficiência dos poderes públicos no fornecimento de informações atualizadas.





Informações preciosas, foram fornecidas por José Borghetti, que salientou a necessidade da participação jornalística na divulgação de problemas que estão passando desapercebidos e que mais tarde, acarretarão em prejuízos financeiros para o país, como a questão do MEXILHÃO DOURADO, um molusco que está se espalhando com uma rapidez incrível e destruindo tubulações e bombas do tratamento de água, sistema de resfriamento das hidrelétricas, causando sérios entupimentos, aumentando o custo de manutenção na indústria e geradoras de energia elétrica. Segundo Borghetti, eles já estão chegando na Amazônia, e como as estatísticas encontram-se desfasadas, à esta altura, a situação deve ser alarmante.

Várias pautas foram sugeridas pelos palestrantes, como forma de incentivar a discussão pela garantia do direito do ser humano pela obtenção da água como "alimento".

A jornalista Vera Diegoli, ressaltou em sábias palavras, que os seres humanos estão esquecendo que fazem parte da natureza, precisam de água para sobreviver e quando acabarem as reservas do planeta e os humanos entrarem em extinção, outras formas de vida sobreviverão.

Nenhum comentário: