Nossos Vídeos

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Metrô - Procedimentos de Evasão dos vagões



A tarde de terça-feira (19/02), ficou marcada para os usuários do metrô que circulavam na linha vermelha no sentido Corinthians-Itaquera. Aproximadamente Às 17h30, a composição parou bruscamente e depois de alguns minutos, a voz trêmula da operadora, dizia que havia usuário na linha e por isso o trem ficaria parado na estação por alguns instantes.

O Ar condicionado foi desligado, as luzes, parcialmente apagadas e no vagão lotado, os ânimos começaram a ficar exaltados.

Percebemos que do lado de fora, aterrizava um helicóptero da polícia. No calor de tantas respirações, uma senhora que estava sentada, começou a ficar nervosa. Outras, queriam espiar pelos cantos das janelas o que estava acontecendo, quando novamente, a voz da operadora nos informou que os seguranças iriam fazer a evacuação dos vagões dentro de mais alguns minutos.

Mesmo assim, devido o calor, outras pessoas resolveram quebrar a proteção do botão de alarme que fica ao lado da porta e esmurraram os vidros(talvez na intenção de fazer entrar ar ou descerem pela janela, não sei ao certo).
A sorte, foi que os seguranças vieram logo em seguida e abriram as portas dos vagões que estavam fora da plataforma.

Não havia uma escada apropriada para que as pessoas descessem do vagão. Ainda bem que não havia nenhuma pessoa com necessidades especiais lá dentro.

As pessoas eram apoiadas pelo agente de segurança para descerem e tudo transcorreu com muita calma.
O trabalho dos agêntes do metrô foi muito bem feito.
Os usuários tiveram que sair da estação e procurarem outros meios de transporte, gerando atrasos e desconfortos terríveis.

Infelizmente, no dia seguinte, quando eu estava voltando novamente, aconteceu mais um acidente, desta vez, na estação Tatuapé e hoje (23/02), quando eu estava quase chegando na estação Corinthians, ouví novamente a notícia de que havia usuário na linha.

O que estará acontecendo com as pessoas? Gente se matando no metrô todos os dias?

Nenhum comentário: