Nossos Vídeos

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Martin Luther King



"Eu tenho um sonho
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.
Eu tenho um sonho hoje! "



Em 28 de Agosto de 1963, Martin Luther King discursa para os cerca de 250.000 manifestantes brancos e negros que convergem para Washington na defesa da igualdade de direitos entre raças, discurso em que exprime o seu "sonho" de um mundo mais justo e fraterno.
:
Líder negro pacifista e pastor norte- americano, nasceu em 1929, em Atlanta, na Georgia e formou-se em Teologia na Universidade de Boston. As suas primeiras funções foram como pastor em 1954. No ano seguinte lidera um boicote contra a discriminação racial que dura 381 dias.
:
A sua filosofia de não-violência é inspirada por Gandhi e pelos princípios cristãos. Consegue, em 1960, o acesso de negros a lugares públicos. Em Washington, em 1963, mobiliza uma manifestação com 250 mil pessoas, onde profere o célebre discurso relatando o seu sonho de ver brancos e negros juntos. Desta manifestação resulta a Lei dos Direitos Civis (1964) e a Lei do Direitos de Voto (1965) para os cidadãos negros americanos. Em 1968 ganhou o Prêmio Nobel da Paz.
:
Em 1968, morre assassinado em Memphis por um branco.

Matéria enviada por: Black Jorge Percussion

Nenhum comentário: