Nossos Vídeos

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Lupicinio Rodrigues



Lupicínio Rodrigues
(10/09/1914-27/08/1974)


VOLTA

Quantas noites não durmo
A rolar-me na cama
A sentir tantas coisas
Que a gente não pode explicar
Quando ama

O calor das cobertas
Não me aquece direito
Não há nada no mundo
Que possa afastar
Esse frio do meu peito

Volta
Vem viver outra vez ao meu lado
Não consigo dormir sem teu braço
Pois meu corpo está acostumado...



Lupicínio Rodrigues

Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, RS, em 19 de setembro de 1914. Foi o inventor do termo "dor-de-cotovelo". Este termo, ao contrário do que se propagou como inveja - se refere à prática, comum nos bares, do homem ou mulher que se senta no balcão, crava os cotovelos no mesmo, pede um Whisky duplo, faz bolinhas com o fundo do copo e chora o amor que perdeu.
Lupe, como era chamado desde pequeno, tinha três grandes paixões em sua vida: a música, o bar e as mulheres. A música poderia ter convivido com tranqüilidade com as outras duas, mas as mulheres em sua vida jamais entenderam ou conviveram com sua paixão pela boemia.

Constantemente abandonado, Lupicínio buscava em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam abraçados, afogando as mágoas na mesa de um bar - onde, finalmente, conseguia unir suas paixões: amor, música e boemia. Com versos profundos, conseguia tocar todos os corações que paravam para ouvi-lo, dando, a cada um, a sua própria história.

Ninguém soube, como ele, cantar a dor e a desilusão de forma tão genial, sem cair em clichês e lugares comuns. Todas as pessoas que um dia choraram um amor, ergueram sem dúvida um brinde a Lupicínio. Faleceu em Porto Alegre, RS, em 27 de agosto de 1974.

http://mpbnet.com.br/musicos/lupicinio.rodrigues/index.html
CURIOSIDADES
**Antes de enveredar pela carreira artística, Lupicínio Rodrigues trabalhou como aprendiz de mecânico de bondes na Carris, em 1930. Seu pai queria que o garoto aprendesse um ofício e deixasse de lado a precoce inclinação para a boemia. Mas, para o bem do samba, a Carris perdeu um mecânico e a Música Popular Brasileira ganhou um de seus melhores compositores

O cantor e compositor português Roberto Leal é o autor do Hino da Portuguesa de São Paulo. Lupicínio Rodrigues compôs o Hino do Grêmio de Porto Alegre. E Larmartine Babo, além de fazer o hino do seu time de coração, o América do Rio, compôs os hinos do Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Bonsucesso, Bangu, Madureira, Olaria e São Cristóvão.

Conta-se que no dia do nascimento de Lupicínio Rodrigues, em 16 de setembro de 1914, em Porto Alegre, chovia tanto que a parteira só alcançou a casa de barco. A chegada do quarto dos 21 filhos do casal Francisco e Abigail não virou música, mas os fatos protagonizados por ele ao longo da vida, esses sim, foram alçados a sucesso nacional. Os encontros e desencontros amorosos vividos pelo compositor gaúcho serviram de inspiração para boa parte de sua obra, cerca de 300 músicas. Segundo a historiadora Maria Izilda S. de Matos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), autora, com Fernando A. Faria, de Melodia e Sintonia em Lupicínio Rodrigues – O Feminino, o Masculino e suas Relações (Bertrand Brasil, 1999), o compositor costumava dizer que sofria muito nas mãos das mulheres por ser sentimental. “Ele dizia que teve muitas namoradas e cada uma que lhe tinha feito uma ‘sujeira’ deixara uma inspiração para compor algo. ‘As que me fizeram bem, eu logo esqueci. As que fizeram mal foram as que mais dinheiro me deram’, dizia ele.”



De 1935 a 1947, trabalhou como bedel da Faculdade de Direito da UFRGS. Nunca saiu de Porto Alegre, a não ser por uns meses em 1939, para conhecer o ambiente musical carioca. Porto Alegre era seu berço querido e todo o seu universo.

Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música, que seguidamente ia abrindo e fechando, tudo apenas para ter, antes do lucro, um local para encontro com os amigos.

Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate.

Enviado por: Black Jorge Percussion

Nenhum comentário: